Água parada é um grande problema quando pensamos na proliferação de mosquitos, afinal é o que eles precisam para os seus criadouros.
Entre os cuidados mais comuns para evitar água parada, estão aqueles que são repassados pelas maiorias das mídias, como:
- Esvaziar os recipientes: Retirar ou cobrir baldes, pneus, garrafas e outros objetos que podem acumular água.
- Limpar as calhas e ralos com frequência: evitar entupimentos que favoreçam o acúmulo de água parada, como vimos no artigo anterior, publicado recentemente e que você pode conferir clicando aqui.
- Trocar a água das plantas: Troque com frequência a água de vasos e lave-os para remover os ovos dos mosquitos. Além disso, é importante ter atenção ao formato de algumas plantas que acumulam água nelas próprias, pois também podem se tornar criadouros de mosquitos.
- Use areia: Em pratinhos de plantas, preencha com areia até a borda. A dica é válida para outros objetos que acumulem água.
- Tampe os reservatórios: Mantenha as caixas d’água e demais reservatórios bem fechados, sempre!
Esses cuidados são essenciais para todos, seja para uma residência, comércio, empresa, hospital… Todos devem ter em mente que esses cuidados é que evitarão grandes infestações e a partir disso, colocar essas ações em prática.
Locais com água parada e sem acesso
Existem também, alguns locais que existe água parada, mas não é possível eliminar ou escoar a água, como no caso de fontes, chafarizes, reservatórios inacessíveis, entre outros.
Nestes casos, existem algumas alternativas que podem ajudar. São elas:
- Larvicidas biológicos: Produtos à base de Bacillus thuringiensis israelensis (BTI) são seguros para o meio ambiente, humanos e animais, mas em relação aos mosquitos e suas larvas, são fortes e acabam eliminando-os.
- Óleo vegetal ou mineral fino: Em casos em que não se tem uma alternativa, pode-se criar uma fina camada de óleo na superfície da água impedindo a respiração das larvas e pupas. Porém, deve-se usar com cautela para não afetar outros organismos aquáticos.
- Pastilhas de cloro: Em locais onde a presença de cloro na água não é um problema, essas pastilhas podem ser usadas para tratar a água e dificultar o desenvolvimento de larvas.
- Peixes ou insetos predadores: Em fontes ou chafarizes decorativos, inserir peixes como lebistes ou bettas pode ajudar a controlar as larvas de mosquito, evitando criadouros e infestações.
Conheça uma solução inteligente – Aedes Controle!
Desenvolvida na Holanda, o Aedes Controle conta com uma tecnologia inovadora, amplamente utilizada nos Estados Unidos, intitulada In2Care, que visa controlar a reprodução do mosquito de forma segura e sustentável.
Trata-se de solução que proporciona:
- Controle da disseminação do mosquito da Dengue, Zika e Chikungunya;
- Redução da utilização de produtos químicos como as dedetizações mais tradicionais;
- Zero agressão aos insetos benéficos, como abelhas ou borboletas;
- Locais protegidos 24 horas por dia contra o mosquito da dengue;
- Segurança para animais de estimação.
As vantagens vão além de tratamentos convencionais, e trazem segurança e comodidades para todos. Confira:
Alta eficácia comprovada: Através da tecnologia In2Care, a dedetização atua diretamente no ciclo de vida do mosquito, tanto nos adultos quanto nas larvas, reduzindo efetivamente a população de mosquitos da dengue.
Solução sustentável e segura: Seguro para humanos, animais de estimação e para o meio ambiente, o Aedes Controle foca exclusivamente no mosquito Aedes Aegypti.
Baixo impacto ambiental: Ao contrário de outros inseticidas que afetam o ambiente em larga escala, o Aedes Controle é discreto e atua sem perturbar o ecossistema.
Manutenção preventiva: É possível garantir um controle da infestação com visitas a cada 60 dias.
Prevenção de doenças: Através do Aedes Controle é possível reduzir os riscos da transmissão de doenças graves como a dengue, a zika e a chikungunya, através de uma dedetização muito mais eficiente.
Maior comodidade para todos: A tecnologia utilizada permite maior segurança para as pessoas, animais de estimação e ao meio ambiente como um todo.
Clique aqui e saiba maisEssas são algumas soluções para resolver o problema de água parada para evitar mosquitos no local, espero que ajudem a resolver o problema com infestações e caso precisa, entre em contato conosco.