A dedetização, uma prestação de serviços que também é intitulada como Controle de Pragas, é um processo de eliminar ou controlar pragas urbanas como insetos, roedores, cupins e outros animais indesejados de ambientes residenciais, comerciais ou industriais.
O objetivo é bem claro, proteger a saúde pública, a integridade de estruturas e o meio ambiente, pois, muitas dessas pragas urbanas, senão todas, podem causar diversos prejuízos a sociedade, como a pandemia que estamos vivendo atualmente com a dengue, transmitida pelo mosquito aedes aegypi.
A falta de cuidado para evitar a infestação do mosquito Aedes Aegypti causa, consequentemente, uma transmissão muito grande da doença que ele transmite. Assim já conseguimos ter em mente a importância da dedetização na sociedade.
Vamos entender passo a passo de como funciona a dedetização?
Se você nunca contratou uma dedetização profissional, pode ser que pense que basta passar algum veneno no local e pronto, está tudo certo, mas a dedetização vai muito além disso!
Existem alguns passos que são extremamente importantes para que a dedetização funcione de maneira eficiente. São eles:
Inspeção e identificação do tipo de praga e nível da infestação
Ao contratar uma dedetizadora de confiança, os profissionais irão realizar uma inspeção do local para identificar o tipo de praga que está infestando o local, o nível de infestação, os pontos que estão infestados e as causas subjacentes do problema.
Os técnicos controladores de pragas devem identificar corretamente todos esses pontos, pois, cada tipo de praga urbana age e possui uma particularidade que é crucial para a sua dedetização. E somente a partir dessas informações é que é possível passar para o próximo passo de como funciona uma dedetização.
Criação da estratégia / plano de controle
Com base nas informações analisadas durante a visita e inspeção do local, os técnicos controladores de pragas irão, juntamente com o biólogo e químico, desenvolver um plano de controle personalizado para aquelas necessidades específicas.
Esse plano inclui a escolha do tipo de produto químico que será utilizado, técnicas de aplicação, locais estratégicos para a aplicação, medidas preventivas que deverão ser colocar em prática na dedetização.
Aplicação dos produtos e finalização ou monitoramento contínuo
Após a criação da estratégia e plano de controle, os técnicos iniciarão a aplicação dos produtos e formas de controle escolhidas no local.
Esse tipo de produto pode ser aplicado através de pulverização, nebulização, iscas, armadilhas ou gel, a escolha em si, se dará como mencionamos antes, de acordo com o tipo de praga urbana, o tamanho da infestação e etc.
Essa aplicação leva um tempo considerável, variando de acordo com o tamanho do imóvel e da infestação. Em apartamentos pequenos, por exemplo, no caso de uma infestação de formigas ou baratas, pode levar até 40 minutos.
Após toda a aplicação, o técnico passará alguns cuidados para o cliente, para que este coloque em prática no seu dia a dia para evitar novas infestações.
Em alguns casos, pode ser contratado uma manutenção contínua, onde periodicamente, o cliente receberá visitas técnicas para avaliar o imóvel, a possibilidade de novas infestações e a necessidade de novas aplicações de produtos para controlar ou prevenir.
Tudo isso é realizado juntamente com a aprovação e avaliação do cliente antes mesmo de começar o atendimento técnico.
O que você não pode esquecer sobre dedetização!
Para uma dedetização de qualidade e eficiente, que você de fato veja resultados e não prejuízos, é preciso contratar uma dedetizadora licenciada e de confiança, com profissionais qualificados para garantir essa eficácia e a segurança necessária do processo.
Isso é muito importante porque estamos falando do uso direto de produtos químicos e prejudiciais a saúde, caso não sejam utilizados da maneira correta, o que pode colocar em risco a saúde das pessoas que frequentam o local, como a sua família, além dos riscos também aos animais domésticos e ao meio ambiente.
É fundamental contratar serviços de dedetizadoras com boa reputação e que de fato apresentem soluções. Fique atento!