Existem dois tipos de traças muito comuns na maioria das cidades, e a traça de livro é uma delas.
É muito comum, inclusive, que o mesmo imóvel que passa por uma infestação de traças de livros, passar também por uma infestação de traças de roupas, pois quando o ambiente está propício para uma, ele está para ambas.
A traça de livro é conhecida por esse nome, pois se alimenta da celulose presente no papel, fibras vegetais e carboidratos, o que faz com que ela destrua muitos documentos, papeis em geral e livros.
Uma infestação de traças de livros pode trazer muitos prejuízos, pois o ataque deste inseto pode levar a degradação de documentos ou materiais importantes para empresas, bibliotecas e outros segmentos.
Traças de livro, saiba como identificá-las
Conhecidas como traças prateadas ou silverfish (tradução peixe de prata) por sua aparência, elas possuem escamas com reflexo prateado e antenas por todos os lados.
Tendem a medir até 12mm de comprimento e não possuem asas, são achatadas, com um dorso um pouco arredondado e um corpo bem alongado. No final do corpo apresentam três antenas mais longas que o próprio corpo. Uma aparência bem particular!
São rápidas na hora de correr, semelhantes as baratas. São dependentes da umidade do local, o que faz com que, quando mais úmido e escuro o ambiente, mais comum seja a infestação.
Se alimentam de papeis, celulose e carboidratos, como dissemos mais acima, alguns exemplos são: Algodão, linho, seda artificial, cola, fungos e até de alguns farináceos como amido e aveia.
As fêmeas colocam até 3 ovos por dia e os locais preferidos para se alojarem são frestas ou embaixo de móveis, como cama, armários e guarda-roupas, estantes, entre os livros e etc.
Como evitar infestações de traças de livros?
A melhor maneira de evitar as infestações de traças de livros é mantendo sempre o ambiente bem limpo e arejado, visto que elas gostam de ambientes úmidos.
No inverno elas costumam causar infestações maiores, já que muitas pessoas tendem a manter o ambiente todo fechado para evitar o frio e dessa forma aumentam ainda mais a umidade dentro das casas.
Passar aspirador de pó regularmente ajuda a capturar ovos e as traças, ajudando a diminuir a infestação e até mesmo controlá-la, dependendo da situação.
Outro ponto muito importante, inclusive que recomendamos antes da contratação da dedetização de traças, é fechar todas as possíveis frestas da casa, como em rodapés, roda-teto, pisos, janelas e em todo local que as traças possam acabar colocando seus ovos.
Dessa forma, a dedetização se torna mais eficiente, pois evita que as traças possam se esconder em locais que o veneno não alcance ou que coloquem seus ovos nesses locais.
Além disso, por se tratarem de insetos rasteiros, contratar a dedetização específica com uma dedetizadora de confiança permite resultados muito mais eficientes, já que contam com equipamentos e produtos de alto desempenho, além de toda a experiência e entendimento de uma equipe com diversos profissionais, desde o controlador de pragas que fará a aplicação dos produtos, até a participação do biólogo (a) que montará toda a estratégia de aplicação levando em consideração os aspectos biológicos de cada tipo de praga.