Em outros artigos presentes aqui em nosso blog, reunimos alguns conteúdos sobre infestações de carrapatos e pulgas, meios do que fazer para acabar com a infestação e os perigos que esses insetos podem trazer até nós, como inclusive a transmissão de doenças.
Mas entre as dúvidas comuns da maioria das pessoas que tem algum bichinho de estimação em casa, estão as relacionadas ao que fazer quando perceber que o cachorro ou gato está com carrapatos, como por exemplo: como tirar carrapato de cachorro?!
A questão é que a melhor alternativa para essa situação é levar o animal até o veterinário que fará a remoção de maneira mais segura, evitando traumas para o animal.
Mesmo que a remoção possa ser mais tranquila do que parece, é sempre bom levar em consideração a saúde do animal e a experiência de quem cuida.
Mas, e se eu não tenho condições de levar até o veterinário?
Existem algumas maneiras de conseguir atendimento mais econômicos ou mesmo gratuitos dependendo da cidade.
Aqui em São Paulo, por exemplo, você pode levar o cachorro a um atendimento gratuito, fornecido pela prefeitura, ou mesmo em veterinários de bairro que fazem um atendimento mais barato.
Entre outros casos, você pode tentar retirar sozinho, mas se for uma infestação e o cachorro ou gato estiver com muitos carrapatos, o melhor mesmo é levá-lo ao veterinário, até para que se inicie um tratamento adequado voltado para a prevenção de novas infestações.
Também é muito importante avaliar o local que o cachorro fica, seja dentro ou fora de casa, muitas vezes as pessoas focam no cuidado do animal e esquecem de verificar com atenção o local, como casinha, caminha e arredores para ver se também não há nenhuma infestação.
Maneiras de tirar carrapato de cachorro ou gato
Antes de tudo é importante que você esteja munido de alguns itens para a higiene e segurança do manuseio.
Você vai precisar de:
- Par de luvas;
- Uma pinça;
- Saquinho plástico;
- Papel higiênico;
- Antisséptico próprio para cachorro ou gato.
Vista as luvas e posicione o seu cachorro ou gato de uma maneira que dê para mantê-lo imóvel e que se possa ver o carrapato com facilidade.
Para remover, você pode tentar retirar com a mão (usando luvas) ou com o auxílio de uma pinça.
Utilizando a pinça, você deve passar o gancho da pinça por baixo do carrapato (ele fica preso na pele do animal somente por uma estrutura em sua cabeça, o corpo fica solto) e apertar a pinça com cuidado bem na extremidade onde fica a cabeça do carrapato.
Torça a pinça e puxe, removendo o carrapato.
Se optar por remover com a mão, basta fazer uma pinça com os dedos polegar e indicador, segurar no mesmo local do carrapato, torcer e puxar para remover. Não esqueça de usar as luvas nas duas ocasiões.
Após remover o carrapato, coloque-o dentro de um saquinho e feche bem dando um nó para que ele não escape.
Em casos em que o carrapato estiver muito pequeno, a indicação é usar mesmo a pinça.
Não esquece de higienizar o local da ferida com um antisséptico próprio para animais e de higienizar a pinça com desinfetante caso queira utilizá-la para outros fins.
Vale sempre ressaltar que a melhor coisa é levar o animalzinho, seja cachorro ou gato, ao veterinário para avaliação.