Sabemos que muitas pessoas no momento de tentar desentupir algo em casa, procuram fazer esse tipo de coisa sozinhas, muitas vezes sem experiência nenhuma em desentupimentos. Mas o problema não é com que objeto ou produto desentupir e sim como?!
A falta de experiência faz com que muitos acabem danificando e obtendo ainda mais prejuízos. Por isso, acreditamos que a melhor forma de ajudá-los é com dicas do que fazer ou não, e nesse caso em específico, preferimos sugerir que você opte por não fazer nenhum dos dois, principalmente se você não tem experiência nenhuma nisso.
Adianta você tentar fazer e sem experiência e materiais necessários, acabar danificando ainda mais a estrutura e obtendo um prejuízo maior na hora de arrumar? Acreditamos que não, então trouxemos abaixo alguns pontos importantes.
Porque não optar por nenhuma das opções?
Ambas as opções são muito difundidas por aí, principalmente na internet, e muito do que se vê é mirabolante e pode sim trazer não só prejuízos financeiros, como também de saúde.
Antes de qualquer informação, a pessoa precisa saber exatamente onde está entupido, independente do que for, seja pia, vaso sanitários, ralos, canos em geral, esgoto e etc.
Muitas das vezes, dependendo do local que está entupido, nada que você faça com qualquer uma das opções pode ajustar a situação.
Outro ponto que vale mencionar são os riscos, como bactérias e vírus que podem estar alojadas em alguns locais, como esgoto e vaso sanitário, e nessas situações é melhor não colocar a sorte em risco. Veja aqui um artigo que aborda melhor esse assunto.
Produtos químicos para desentupir
Os produtos químicos podem até serem práticos – dependendo do que está entupindo o cano, mas na maioria das vezes traz grandes problemas, quando não de saúde, podem trazer problemas nos encanamentos e outras estruturas futuramente.
Por exemplo, você sabia que quando utiliza produtos químicos para fazer o desentupimento de uma pia, você está proporcionando o entupimento futuro de uma caixa de esgoto?!
O que acontece é que o produto químico acaba liberando de forma incorreta o que estava entupindo o cano e então este mesmo resíduo caminha para outro local podendo causar em outro momento, outro entupimento. Isso te faz gastar seu dinheiro duas vezes, pois não resolve, só esconde o problema.
Objetos para desentupir
Entre as duas opções podemos dizer que os objetos (dependendo do objeto) é o “menos pior”, pois em alguns casos você pode sim desentupir de verdade. Mas por outro lado, dependendo do local onde o resíduo que impede a água de passar está, o objeto não vai ajudar e ainda poderá danificar conforme a forma que você utilizar.
Objetos pontiagudos e duros podem danificar muito o cano – variando de acordo com o encanamento, o que irá fazer – mais uma vez – com que você gaste dinheiro duas vezes, além do tempo perdido e da situação incômoda que é ter um cano entupido.
Ao contratar uma pessoa ou empresa especializada, você economiza muito mais do que tentando sozinho – principalmente se não tem experiência com isso e se contratar uma empresa de confiança.
Essas são as nossas recomendações, se tivéssemos que recomendar uma dessas, te indicaríamos o objeto, já que é o mais “seguro”, mas mesmo assim, dependendo do local que está entupido e do objeto que for utilizado, não vai adiantar muita coisa.
Por isso, entre em contato com uma empresa desentupidora, mesmo que seja para um orçamento sem compromisso, assim poderá até se surpreender com uma resolução rápida e às vezes até mais em conta do que você imagina.
Agora se de nenhuma forma você pode arcar com o custo de uma empresa, opte então em chamar alguém conhecido que entenda para que possa te dar uma mãozinha.
Como profissionais que somos, temos o dever de recomendar o que realmente é correto.