Você provavelmente já viu uma tesourinha por aí, em parques, praças e até mesmo dentro de casa. Elas buscam lugares escuros e úmidos para se abrigarem e por isso, muitas vezes vão parar dentro das residências e são pegas quando retiram tapetes, panos de chão, jornais ou vasos de plantas do lugar.
Semelhante a uma lacraia, a tesourinha possui uma pinça no final do seu abdômen, a qual utiliza para caçar e se defender.
A tal da pinça é o que faz com que ela seja tão temida, pois a maioria das pessoas já a associa a um inseto venenoso ou que pode causar grandes ferimentos, assim como a lacraia.
Mas será que a tesourinha é um filhote de lacraia?!
Não, as tesourinhas ou mesmo lacrainhas como são conhecidas na maioria das cidades brasileiras, não são filhotes de lacraias.
Até por sua aparência semelhante à das lacraias, que as tesourinhas são conhecidas também como lacrainhas, e talvez por a chamarem assim que exista essa confusão sobre ela ser ou não filhote de lacraias.
Tesourinhas são venenosas?
Diferente da lacraia, a tesourinha não é venenosa. Na verdade, ela é um inseto do tipo que só ataca se sentir algum tipo de ameaça.
Com hábitos noturnos, durante o dia elas costumam se esconder entre folhas e plantas ou abrigos escuros nos jardins, ou mesmo em entulhos naquele quartinho dentro de casa ou nos papeis guardados em uma gaveta.
Podem ter acesso a sua casa através de caixas de papelão, madeiras ou móveis velhos ou mesmo por algum tipo de fresta que a permita entrar e se acomodar em um cantinho escuro e úmido.
Se por ventura se sentirem ameaçadas e usarem sua pinça para machucar alguém, o ferimento não passa de um corte pequeno e sem muita importância, sendo necessário somente higienizar e cuidar como de qualquer outro ferimento pequeno para não inflamar.
Infestações de tesourinhas
As tesourinhas possuem uma reprodução muito lenta, e por isso é muito difícil encontrar uma infestação deste tipo de inseto.
Aliás, elas são importantes para a natureza e servem como controladoras de insetos menores, dos quais elas se alimentam.
Lacraias – Perigosas de fato!
Diferente das tesourinhas, como dissemos acima, as lacraias são as verdadeiras malfeitoras e, além de serem peçonhentas, elas costumam atacar a qualquer sinal de alerta.
Seu veneno é forte e pode causar muita dor no local, além de vermelhidão e até febre. Por isso, é muito importante manter a dedetização do local em dia, evitando futuras infestações.
Um ferimento causado por uma lacraia, principalmente em crianças e idosos, pode ser muito perigoso e todo cuidado é pouco.
Elas podem ter acesso a sua casa até mesmo pelo ralo do banheiro, te pegando de surpresa enquanto toma banho.
Também procuram por ambiente úmidos e escuros para se esconder e a dedetização é o meio mais eficiente para o controle.
Para saber mais sobre as lacraias convidamos você a ler os artigos abaixo: