As baratas são consideradas uma das pragas urbanas mais difíceis de controlar, além de causarem diversos prejuízos por onde passam.
Como conseguem se adaptar facilmente aos locais, em pouco tempo elas podem causar grandes infestações e trazer, junto com isso, outros problemas aos moradores, principalmente em casos de condomínios, onde a quantidade de pessoas é maior e as chances de descontrole se tornam maiores também.
Por isso, Síndicos e Zeladores devem manter atenção redobrada a esse mal que pode trazer tantos problemas a todos, como esses que citamos abaixo:
Baratas atraem outras pragas ainda mais perigosas
O maior predador de baratas nas grandes cidades são os escorpiões e as lagartixas, e quando um local apresenta uma grande infestação, esses dois predadores tratam de aparecer de forma muito rápida e piorar o estrago.
Se o problema com barata já é enorme, imagine ter que lidar com escorpiões?!
Os escorpiões são venenosos e representam uma das pragas que mais causam acidentes nas grandes cidades como São Paulo, onde anualmente são diversos casos de ferimentos causados por escorpiões, além de casos fatais de crianças e idosos.
Um dos problemas com escorpiões, é que o tipo conhecido como escorpião amarelo (dos mais encontrados no estado de São Paulo) não precisa de macho para reproduzir, o que faz com que uma infestação ocorra em pouquíssimo tempo.
Dessa forma, em pouco tempo o condomínio pode sofrer com problemas causados por infestações de baratas e escorpiões.
Infestações de baratas podem causar a disseminação de doenças
As baratas são responsáveis por contaminar alimentos, objetos e até a água com diversos tipos de bactérias e vírus.
Sem controle, o condomínio pode acabar sofrendo com o surto de doenças perigosas como:
- Hepatite A;
- Febre tifoide;
- Conjuntivites;
- Tuberculose;
- Infecções urinárias;
- Pneumonias gastrointestinais.
Por isso é muito importante manter a dedetização contra baratas em dia, evitando problemas maiores como ao atrair outras pragas, espalhar bactérias e vírus que causam outras doenças e ainda, depreciar objetos e estruturas, como veremos a seguir.
Baratas causam depreciação de objetos e estruturas
Um local que não tem controle contra baratas pode, consequentemente, sofre com uma infestação em pouco tempo.
Em uma infestação, as baratas se “acumulam” em determinadas partes do imóvel e com o tempo, suas fezes e fluidos que são liberados em excesso, começam a causar ferrugem e a depreciação de objetos e estruturas do local, exigindo com o tempo, uma manutenção não programada, conserto ou até reforma.
Ou seja, os problemas ao evitar uma infestação de baratas no condomínio, pode apresentar diversos prejuízos não somente para a administração, como também para todos os condôminos, e por isso a atenção dos síndicos e zeladores deve ser cuidadosa quanto a resolução rápida através de controle de pragas e dedetização.
Se perceber uma infestação, não deixe a resolução para depois, entre em contato conosco e agende uma visita e orçamento gratuito. O seu problema será resolvido de maneira eficaz e rápida, impedindo outros prejuízos.