Residências, comércios e outros segmentos já sofrem demasiadamente com infestações de pragas das mais diversas, como baratas, moscas e mosquitos, pernilongos, formigas, roedores, escorpiões e outros.
Para condomínios em geral, o fluxo dessas infestações tende a ser muito maior, principalmente pelo espaço, quantidade de pessoas e resíduos produzidos diariamente, o que propõe um local perfeito para atrair essas pragas urbanas.
Sabendo disso, trouxemos abaixo quatro dicas importantes para que síndicos coloquem em prática e evitem problemas com infestações no condomínio.
São elas:
Manter a manutenção das áreas externas
Um condomínio que falta nos cuidados externos, consequentemente, abre espaço para a infestação de pragas como baratas, ratos, formigas, moscas, escorpiões e outros.
É muito importante que a manutenção de locais como jardins, vasos decorativos, plantas e semelhantes para que esses ambientes não sejam atrativos.
Realizar um controle de pragas sempre após a manutenção é uma forma de reforçar os cuidados e ter certeza de que os ambientes estão adequados e livres de insetos e outras pragas.
Manter a manutenção de fossas, caixas de gordura e esgoto
O esgoto em si já é o local preferido da maioria das pragas urbanas, quando não é cuidado de forma adequada, se torna ainda mais atrativo.
Entre as pragas mais comuns que são atraídas para esses locais, estão as baratas e os roedores. Consequentemente, um local que sofre com a infestação de baratas, vai atrair outros tipos de pragas, como o escorpião que é o predador mais próximo.
Além disso, outro grande problema em relação a falta de manutenção desses locais é que uma infestação de baratas ou roedores pode causar a transmissão de diversos tipos de doenças, afetando o bem estar e a qualidade de vida dos condôminos.
Manter a manutenção em dia ajuda a evitar infestações e ainda evita problemas com entupimentos, livrando o condomínio de diversos prejuízos.
Tapar frestas e arrumar pisos soltos
Outros locais que se tornam propícios para infestações, são paredes com frestas e pisos soltos.
A falta de manutenção nesses locais leva insetos e até roedores a usarem como abrigo, principalmente quando são úmidos.
Pisos soltos são os preferidos para os roedores, que aproveitam para roer, aumentar o espaço e criar colônias enormes, dificultando a desratização.
Orientar condôminos quanto aos cuidados adequados com o lixo
Os resíduos gerados dentro de um condomínio são outro atrativo para atrair insetos e outras pragas urbanas.
A falta de cuidado, tanto no armazenamento, quanto na coleta, é um dos maiores causadores de infestações.
Cabe aos síndicos buscarem as melhores formas de orientar os condôminos quanto às práticas adequadas para evitar pragas também nos apartamentos e unidades.
Deixar avisos e compartilhar dicas para cada unidade sobre como separar o lixo, sobre a importância de deixar latas e sacos bem fechados, evitar o acúmulo e períodos longos de exposição, são alguns cuidados que devem ser colocados em prática.
Oriente através de informativos que devem ser entregues nas unidades apresentando os malefícios dessa falta de cuidado.
É muito importante que todos tenham em mente a importância desses cuidados para que a segurança e a qualidade de vida esteja sempre presente para cada um.
Mantenha a dedetização em dia
Claro que não podemos deixar de orientar aos síndicos que nos acompanham, sobre a importância da dedetização e do controle de pragas em dia.
Atrelar os cuidados e a manutenção de todos ao controle e dedetização, mantem o local livre de pragas por muito mais tempo.
O mês de outubro é um dos melhores meses para contratar a dedetização, já que prepara o condomínio para os meses mais quentes, onde as infestações realmente acontecem.
Coloque essas dicas em prática e conte com todo o nosso apoio para ter resultados mais eficazes e condomínios ainda mais seguros.