Pulgas são parasitas incômodos que podem se tornar um grande problema em casas e apartamentos com animais de estimação. Na grande parte das vezes, quando começa-se notar a presença delas, é porque a infestação já está instalada, visto que as que são notadas no local são apenas 5% de toda a infestação.
Muitas pessoas, antes de partirem para a contratação de uma dedetizadora, acabam tentando opções “mais baratas” de acabar com a infestação e algumas opções até podem ajudar no controle e tratamento, principalmente nos casos que não é categorizado uma infestação de fato.
Devido tantas opções presentes na internet, muitas que não geram resultado algum, trouxemos abaixo algumas opções que podem ajudar de verdade, mas claro, sempre tendo em mente que se trata de opções que irão ajudar em casos mais simples, pois somente uma dedetização irá de fato acabar com uma grande infestação.
Remédios naturais contra pulgas
Entre as opções mais comuns, selecionamos aquelas que podem ajudar de alguma forma, seja na prevenção ou no controle dos locais em situação moderada, mas sempre se lembre que uma dedetização bem realizada, com uma dedetizadora de confiança, dá muito mais resultado, previne a infestação por longo tempo (em comparação aos remédios naturais) e ainda pode prevenir infestações de outros insetos. Mas, vamos as opções.
Acabar com as pulgas utilizando o vinagre de maçã
O Vinagre de maçã é conhecido por usas propriedades ácidas que podem matar pulgas e suas larvas, mas é preciso que a receita seja seguida a risca, não deve ser aplicado nos animais e sim no ambiente, por isso, se o animal de estimação estiver com pulgas, será preciso começar um tratamento com auxílio de um veterinário.
Para utilizar, misture partes iguais de vinagre e água e aplica a solução nas áreas que estão infestadas, e novamente, evite o contato com o animal, pois o cheiro forte pode ser desagradável e causar irritações na pele deles.
Acabar com as pulgas utilizando bicarbonato de sódio
O bicarbonato pode ser polvilhado sobre tapetes, móveis e nas áreas afetadas, não age rapidamente como um produto químico e por isso é preciso deixar algumas horas antes de aspirar a casa.
O bicarbonato age desidratando as pulgas, é seguro, mas não deve ser aplicado diretamente no animal, somente no local que apresente as pulgas.
Para um melhor resultado, é necessário aplicar com frequência, o que pode gerar um pouco de trabalho e demora no retorno.
Acabar com pulgas utilizando óleos essenciais
Lavanda, hortelã-pimenta e citronela são óleos essenciais que possuem propriedades repelentes de insetos que vai além as pulgas, mas deve tomar cuidado em relação a quantidade a ser utilizada, visto que o excesso pode causar irritações e até intoxicações ou alergias.
Os óleos também devem ser utilizados no ambiente, nunca diretamente nos animais de estimação e após aplicação no chão, rodapés e ralos, é preciso passar um pano úmido para retirar o excesso.
Para a aplicação, misture algumas gotas em água e pulverize nos locais infestados. É importante utilizar óleos de alta qualidade e diluí-los adequadamente por serem muito fortes.
A Dedetização como meio seguro e eficiente
Uma casa pode estar infestada de pulgas e sofrer com isso por muito tempo por não ter o devido tratamento. Os ovos, larvas e pulpas de pulgas podem ficar em locais muito bem escondidas e nem sempre são alcançados por produtos naturais ou sofrerem com a sua aplicação.
Já com os produtos químicos corretos e aprovados pela Anvisa, essas fases do ciclo de pulgas também são atingidas e a infestação é de fato resolvida.
Escolher uma dedetizadora de qualidade e confiança, pode ser uma opção mais segura, eficiente, econômica e menos trabalhosa para resolver de uma vez por todas a infestação de pulgas do ambiente.