Se você está passando por uma infestação de cupins e gostaria de saber quais são os riscos que essas pragas podem oferecer tanto para a madeira, quanto para o seu lar, saiba que separamos aqui alguns pontos que você deve ficar de olho e analisar o prejuízo de manter essa infestação!
Os riscos que os cupins oferecem a objetos de madeira são vários, mas selecionamos aqui alguns deles. Vejamos:
Danos Estruturais
Como os cupins se alimentam de celulose, um componente principal da madeira, isso pode comprometer a integridade estrutural de móveis, pisos, vigas e outras construções de madeira, tornando tudo fraco e suscetível a desabamentos.
Desvalorização de bens
A presença de cupins pode reduzir significativamente o valor de móveis e imóveis. Os objetos danificados perdem o valor e podem exigir reparos caros ou até a substituição completa, atrelando prejuízos ao seu bolso.
Infestações secundárias
Cupins podem ser grandes atrativos para outros tipos de pragas. A madeira danificada pela infestação pode atrair outros insetos e pragas para a madeira e, consequentemente, para dentro do imóvel, causando danos adicionais.
Riscos à saúde
Os cupins não representam um risco direto à saúde humana, mas a sua presença pode indiretamente causar problemas por conta de algumas circunstâncias. Como no caso de alergias e asma através dos detritos, incluindo as fezes deles, partes do corpo e a própria poeira da madeira, podem se acumular no ambiente e essas partículas podem ser inaladas por pessoas e desencadear alergias ou crises de asma em indivíduos sensíveis.
Depois de todos esses pontos que analisamos acima, vamos ajudá-lo a entender que o problema com a infestação de cupins não está só naquela peça, objeto ou móvel de madeira na qual eles estão, ao contrário, vai além, como traremos abaixo:
Riscos da infestação de cupins além do móvel de madeira
Existem riscos associados aos cupins que podem se expandir para o imóvel de várias maneiras, comprometendo até a estrutura do prédio.
Comprometimento estrutural
Os cupins podem danificar vigas, colunas, pisos e outras partes estruturais de madeira de um imóvel. Isso pode levar a problemas sérios de integridade estrutural, aumentando o risco de desabamentos ou falhas na construção.
Danos ao acabamento
Além das estruturas principais, os cupins podem atacar rodapés, molduras, portas e janelas de madeira, prejudicando o acabamento interno e externo do imóvel. Aumentando o custo para reparação e, consequentemente, o prejuízo!
Desvalorização do imóvel
Semelhante a desvalorização dos bens, citados acima, uma infestação de cupins também pode desvalorizar o imóvel, fazendo com que a venda seja mais difícil e o valor seja reduzido significativamente.
Potencial compradores podem ser desencorajados por uma história de infestação e os custos associados à reparação que deveria ter sido feita antes.
Problemas de seguro
Algumas apólices de seguro podem não cobrir danos causados por cupins, o que significa que os cursos de reparação terão que ser arcados pelo proprietário.
Ou seja, são inúmeros os problemas que se tem ao não acabar com uma infestação de cupins e deixá-la prosseguir, ampliando o prejuízo.
Não deixe a coisa se estender muito, procure uma boa empresa de descupinização e inicie o mais rápido possível a dedetização dos cupins.