Atendimento especializado em Desentupimento e Dedetização em São Paulo

Desentupidora Império Logo
Atendimento 24 horas São Paulo - Ligue: (11) 3983-1006 Clique aqui e fale conosco agora (11) 3983-1006
Que animais viram pragas urbanas?

Que animais viram pragas urbanas?

Publicado em: 08 de janeiro de 2024
Em: Controle de pragas Por: Império

Existem vários fatores que contribuem para que certos animais ou insetos se transformem em pragas urbanas. Esses fatores facilitam a sua sobrevivência e a reprodução nessas condições.

Por que animais e insetos se transformam em pragas urbanas?

Por serem muitos fatores, traremos abaixo quais são, exemplificando cada um deles em outro artigo para que possamos focar no artigo de hoje em quais animais viram pragas urbanas, certo?

As principais razões incluem:

  • Adaptação ao ambiente urbano;
  • Disponibilidade de alimento;
  • Ambiente propício para reprodução;
  • Mudanças climáticas;
  • Transporte de mercadorias;
  • Uso de produtos químicos;
  • Modificações no ambiente;
  • Falta de controle natural.

Em outro momento traremos com mais detalhes uma descrição detalhada do porquê cada uma dessas razões pode transformar um animal ou inseto em praga urbana. Mas, vejamos agora quais são esses animais e insetos que se transformam em pragas.

Quais animais e insetos se transformam em pragas urbanas?

São diversos animais e tipos de insetos que podem se tornar pragas urbanas, causando os mais diversos problemas nas grandes cidades devido à sua presença indesejada, comportamento invasivo e até mesmo, os problemas de saúde pública que podem causar.

Listamos abaixo alguns dos animais e insetos mais comuns que viraram pragas urbanas nas grandes cidades, são eles:

Ratos e camundongos

Além de se proliferarem de forma rápida, os roedores também podem transmitir doenças e causar danos a estruturas dos imóveis e contaminando os alimentos, aumentando os prejuízos para a sociedade como um todo.

Baratas

As temidas baratas não se tornaram pragas urbanas ao longo da história apenas por terem um aspecto nojento e aterrorizante, não! Elas também se proliferam de forma muito rápida, causando grandes infestações e são portadoras de várias doenças.

Por terem locais como o lixo e o esgoto como habitat, elas carregam com elas diversos vírus e bactérias que podem contaminar alimentos, a água e disseminar diversos tipos de doenças.

Formigas

Assim como as baratas, as formigas podem transmitir diversos tipos de doenças, a mesma formiga que caminha pela bancada da cozinha, em cima dos alimentos, também passeia pelo banheiro, pelo ralo, pelo vaso sanitário e pelo lixo a procura de alimentos.

Dessa forma, arrasta com ela todo tipo de vírus e bactérias capazes de transmitir doenças e contaminar alimentos.

Mosquitos e Moscas

Além de irritantes, os mosquitos também transmitem doenças através da sua picada, como a dengue, febre amarela, zika e outras.

Já as moscas, são como as baratas e formigas, podem contaminar alimentos e a água, disseminando doenças.

Traças

Diferente dos insetos e animais acima, as traças não transmitem doenças, mas causam grandes prejuízos como com a destruição de roupas, papeis importantes, documentos e outros.

Alguns tipos de pragas também consomem os alimentos, então podem trazer prejuízos pelo descarte de alimentos infestados e com a sua proliferação que comumente é alta.

Pulgas e carrapatos

As pulgas e carrapatos também se tornaram pragas urbanas por conseguirem se reproduzir rapidamente, infestando um local em pouquíssimo tempo, assim como também podem transmitir sérias doenças, além de infestar animais domésticos como cachorros e gatos.

Dessa forma, eles afetam tanto outros animais quanto os humanos e o seu controle é mais do que necessário.

Cupins

Os cupins não transmitem doenças, mas sua proliferação é rápida e podem causar danos estruturais significativos, principalmente a estruturas de madeira, causando sérios prejuízos em imóveis de todos os tipos.

Para se ter ideia, uma única colônia de cupins pode atingir as casas de uma rua inteira, deixando esses imóveis com danos que muitas vezes necessitam de grandes reformas.

Esses são alguns tipos de animais e insetos que viraram pragas urbanas com o tempo, atingindo as grandes cidades e tornando o controle de pragas uma profissão tão importante para a qualidade de vida da sociedade.

Compartilhe este artigo