A vida em condomínio nos lembra que para o bem estar de todos, todos precisam estar atentos as necessidades de cada um e o que vale para um, deve valer para todos e vice-versa.
O que não é diferente quando uma unidade passa por problemas de entupimento, mas quando é o momento de levar o problema até o síndico? É necessário? Não é? O que fazer?
Para tirar mais essa dúvida de nossos leitores, vamos juntos saber mais sobre o assunto.
Qual é o grau do problema? Em que nível está o entupimento?
É sempre muito importante ter em mente que em muitos casos, o problema de entupimento ocasionado em uma unidade pode estar causando problemas em outra também, e dessa forma é preciso analisar cada caso em específico, principalmente em apartamentos.
Por exemplo: As vezes um cano entupido pode ocasionar algum vazamento e esse vazamento pode causar infiltração no teto do apartamento debaixo e levar um prejuízo aos moradores.
Além dessa situação, podem existir várias outras e até mesmo o entupimento por si só, pode ocasionar canos entupidos nos andares abaixo, pelo acúmulo de resíduos no cano.
Outra situação pode estar relacionada a tentativas inexperientes de resolver o problema sozinho e causar problemas na tubulação de todo o segmento.
Dessa forma, é sempre muito importante contratar desentupidoras com experiência e que sejam de confiança para resolver o problema de forma eficiente.
Quando avisar o síndico?
Levando em consideração a situação específica de cada entupimento, é sempre de bom senso avisar o síndicos em casos onde a resolução está demorando para ocorrer, ou caso se perceba algum tipo de acréscimo ao entupimento, como o exemplo que dissemos acima do vazamento.
Avisar o síndico sobre o cano entupido pode ajudar, inclusive, na resolução, visto que muitos possuem contato com desentupidoras de confiança e que já atendem o condomínio e que podem visitar a unidade, analisar o problema e até mesmo conceder um desconto especial por se tratar de um apartamento dentro de um condomínio que já é realizado o atendimento.
Como dissemos no início, viver em condomínio tem suas vantagens e pode tornar mais fácil a resolução de problemas com encanamento, quando contamos com o auxílio de prestadores como o Síndico ou Zelador.
Dessa forma, caso o cano entupido esteja complicado para ser resolvido, avise o síndico ou o zelador, peça orientação sobre profissionais ou empresas de confiança e solicite um orçamento.
Além de conseguir resolver com maior facilidade, você ainda estará ajudando com que outros apartamentos não passem por problemas semelhantes, fazendo a sua parte para manter o seu bem-estar e o do próximo!