Atendimento especializado em Desentupimento e Dedetização em São Paulo

Desentupidora Império Logo
Atendimento 24 horas São Paulo - Ligue: (11) 3983-1006 Clique aqui e fale conosco agora (11) 3983-1006
Qual é a relação entre esgoto e proliferação de mosquitos?

Qual é a relação entre esgoto e proliferação de mosquitos?

Publicado em: 11 de dezembro de 2024
Em: Controle de pragas Por: Império

Dificilmente as pessoas associam problemas de esgoto a proliferação de mosquitos, mas uma coisa atrai a outra, além de somar a conta outros tipos de pragas, como baratas e até mesmo escorpiões.

Ambas as situações estão ligadas às condições ambientais propícias para a reprodução desses insetos e animais, mas no artigo de hoje, vamos focar na proliferação de mosquitos.

Por que problemas de esgoto podem atrair infestações de mosquitos?

São diversos os motivos que fazem com que mosquitos sejam atraídos para um problema de esgoto, vejamos abaixo os mais comuns:

Água parada

Sabemos que mosquitos se proliferam a partir da água parada, em especial o mosquito da dengue (Aedes Aegypti), que aproveita da água limpa parada para ampliar seu criadouro.

Sistemas de esgoto mal projetados, entupidos ou com vazamentos podem criar áreas de água parada, ideais para a postura de ovos de mosquitos.

Sem os cuidados necessários para um perfeito funcionamento da rede de esgoto, além do prejuízo com o conserto, será necessário também o tratamento de correção contra os insetos, em especial, os mosquitos.

Ambiente sujo e úmido

O acúmulo de resíduos em áreas de esgoto favorece a retenção de água e a criação de micro habitats para os mosquitos e outras pragas.

Quando o esgoto não é devidamente tratado ou há acúmulo de resíduos em espaços abertos, cria-se um habitat propício para o desenvolvimento desses insetos.

Somando ao clima úmido e ao calor, a proliferação se torna ainda maior, somando ao problema a transmissão de doenças.

Condições de proliferação

Resíduos orgânicos presentes no esgoto podem atrair outros insetos e pragas que, por sua vez, colaboram no desequilíbrio ambiental, favorecendo os mosquitos.

Nesse ponto, a situação fica ainda mais crítica, pois além da proliferação, existe também a contaminação através dos vetores de doenças que passam a ser carregados pelos insetos para outras áreas, ampliando os riscos.

Impacto urbano

Em áreas onde o saneamento é precário, o enfrentamento com a incidência de doenças transmitidas por mosquitos é ainda maior, devido a maior concentração de focos de reprodução.

O vazamento de esgoto e falhas nos sistemas de drenagem criam ambientes de água parada em bueiros, terrenos baldios e canais de esgoto a céu aberto.

Nesses locais a incidência de doenças como dengue, zika e Chikungunya é ainda maior, além de a população sofrer também com pragas como baratas, ratos e outros.

Esses pontos nos mostram que um problema atrai de fato o outro e que estar em dia com manutenções é o caminho para evitar tais problemas.

As soluções nesses casos devem ser em ambas, não se pode tentar sanar um problema só, como por exemplo, focar em dedetizar as pragas, mas não resolver o foco delas que está associado ao problema no esgoto.

As pragas serão dedetizadas e pouco tempo depois, outras serão atraídas, pois o problema de fato não foi resolvido, que é aquele que atrai cada uma delas.

É preciso colocar a manutenção básica do esgoto em ordem, prevenir vazamentos e manter os sistemas de esgoto em boas condições, reduzindo os locais de reprodução.

O desentupimento preventivo deve estar em dia, de maneira que evite o acúmulo de resíduos sólidos que ajudam a combater o problema.

Estando em dia com esses cuidados que podem parecer poucos, já estará no caminho para evitar proliferações de mosquitos e outros insetos, além da diminuição em problemas de esgoto e entupimento.

Compartilhe este artigo