Quando falamos de dedetização, nem sempre conseguimos associá-la a saúde, mas se trata de um bem necessário para a saúde de toda a sociedade e também para a saúde do indivíduo.
Talvez você pode estar se perguntando por que a dedetização seria tão necessária assim para a saúde e a nossa intenção neste artigo é falar exatamente sobre isso, e deixar mais claro para você, porque a dedetização vai além do controle de pragas urbanas nas grandes cidades.
Reunimos aqui quais pontos ressaltam a importância da dedetização para a saúde, vamos ver?
Prevenção de doenças e riscos a saúde
A dedetização regular elimina ou controla a infestação de diversos tipos de pragas urbanas que transmitem diversos tipos de doenças, como por exemplo:
- Mosquitos: O Aedes Aegypti transmite doenças como Dengue, Zika e Chikungunya. Só no Brasil, neste ano de 2024, teve mais de 4 milhões de casos de dengue, resultando em mais de 5 mil mortes.
- Roedores: Transmitem doenças perigosas com risco de morte, como a leptospirose.
- Baratas: Também transmitem sérias doenças, como Salmonelose, Gastroenterite, Tuberculose, Asma e alergias, entre outras.
Além das pragas urbanas que transmitem doenças, existem também aquelas que podem causar acidentes e riscos à saúde, como escorpiões e aranhas. Ambos podem picar e são animais peçonhentos, envenenando e colocando em risco a vida das vítimas.
Para exemplificar melhor, vamos a alguns dados…
Até 2024, o Brasil tem registrado um número significativo de acidentes com escorpiões e aranhas. Abaixo estão as estatísticas gerais mais recentes:
- Escorpiões: Em 2023, o Brasil registrou aproximadamente 96 mil casos de acidentes com escorpiões, de acordo com dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN) do Ministério da Saúde. Esses acidentes, embora raramente fatais, podem causar sintomas graves, especialmente em crianças e pessoas com saúde comprometida.
- Aranhas: Para aranhas, as estatísticas são menos específicas, mas os dados indicam que, em 2023, houve cerca de 6 mil acidentes com aranhas, segundo o mesmo sistema de notificação. Os acidentes com aranhas, especialmente com aranhas como a armadeira e a viúva-negra, podem ser graves e exigir tratamento médico urgente.
Aqui citamos somente cinco das grandes pragas que estão sempre muito presentes nas grandes cidades. A dedetização regular elimina ou controla essas pragas, reduzindo significativamente o risco de doenças em toda a sociedade.
Controle de alergias e problemas respiratórios
Alguns tipos de pragas como baratas e ácaros, produzem partículas e alérgenos que, ao serem inalados, podem causar crises alérgicas e problemas respiratórios, como a asma.
Com uma infestação de baratas, por exemplo, é comum que o local fique acumulado de agentes alérgicos e, por conta disso, desencadeie novas crises, principalmente para quem já sofre com problemas respiratórios.
Manter a dedetização em dia ajuda a manter o ambiente livre desses agentes, o que proporciona maior qualidade de vida para todos, em especial para crianças, que são mais suscetíveis e pessoas que já possuem problemas de saúde.
Protege contra a contaminação alimentar
Formigas, baratas e ratos podem carregar consigo germes e bactérias, como a salmonela e E. coli que, em contato com alimentos, pode contaminá-los assim como também a superfície onde são colocados, como em uma bancada, mesa ou pia.
A mesma formiga que caminha pelo banheiro, vaso sanitário, lixo, pode chegar (e na maioria das vezes chega) até a sua cozinha, passando pela pia, mesa, por cima de alimentos expostos, que se não forem limpos corretamente, pode contaminar adultos e crianças seriamente.
Ao controlar essas pragas com a dedetização regular, é possível garantir que o risco de contaminação alimentas seja minimizado, protegendo a saúde das pessoas que consomem ou manipulam esses alimentos.
Prevenção de infestações
É claro que, além de todas as coisas que citamos acima, a dedetização regular também previne novas infestações.
Pequenos focos de pragas podem rapidamente se transformar em grandes infestações, especialmente se houver condições favoráveis para isso, e acredite, na maioria dos imóveis há essa condição, principalmente condomínios.
O controle preventivo através da dedetização regular impede que esses focos cresçam, evitando tratamentos mais complexos e onerosos no futuro, diminuindo o risco de danos à saúde e ao ambiente.
Esperamos que através dessas informações você tenha compreendido melhor a importância da dedetização regular para a saúde de toda a sociedade como um todo.
Entre em contato conosco e saiba mais sobre como podemos ajudar a manter as infestações longe do seu imóvel, seja ele comercial, residencial ou empresarial.