No mundo existem diversos tipos de aranhas que vão das mais perigosas para as que não apresentam tanto perigo. Todas são predadoras e alimentam-se de insetos.
Ao todo, são catalogadas mais de 45 mil espécies de aranhas no mundo todo, algumas vivem em regiões características, não se acostumando a qualquer clima ou local. Outras já são facilmente encontradas em todos os lugares.
Para te ajudar a acabar com essa curiosidade, trouxemos abaixo a aranha mais venenosa do mundo e a mais venenosa e perigosa do Brasil.
Aranha mais venenosa do mundo
Para falar com propriedade do assunto, buscamos pelo conteúdo do famoso biólogo Richard Rasmussen, que em um dos vídeos de seu canal no Youtube reuniu as 5 aranhas mais perigosas do mundo, como você pode ver abaixo:
Aranha armadeira – a mais letal e perigosa do mundo!
De acordo com Rasmussen, a aranha armadeira que é inclusive uma das aranhas mais encontradas aqui em nosso país, é a mais letal e perigosa do mundo.
Elas são relativamente grandes, com um tamanho médio de 15 cm, possuem uma coloração marrom-avermelhada e são encontradas facilmente nas regiões sul e sudeste do Brasil.
Costumam se abrigar em plantações de banana e terrenos baldios, com entulhos ou vegetação alta. Possuem hábitos noturnos e procuram por locais escuros para se esconder, como dentro de caixas, armários e até mesmo dentro de sapatos.
São muito agressivas e famosas por adotarem uma postura de ataque quando se sentem ameaçadas, ficando apoiadas nos dois primeiros pares de patas e saltando até três vezes o seu tamanho.
Possuem veneno com ação neurotóxica que causa muita dor, vômito, náusea, perda dos sentidos e, em casos de idosos e crianças, o óbito.
Duas outras aranhas mais venenosas do Brasil e aranhas comuns
Outras duas aranhas muito perigosas aqui no Brasil, são a viúva-negra e a aranha-lobo, do gênero Lycosa, que é muito agressiva e venenosa.
Aranha Viúva-Negra
A viúva-negra é facilmente encontrada na região nordeste do nosso país, chegam a medir cerca de 5cm, possuem o corpo negro com detalhes vermelhos no abdômen e seu hábito é mais furtivo do que agressivo.
Vivem em locais escuros de jardins e hortas, e podem migrar para o interior das casas atrás de móveis ou frestas.
Apesar de ser menos perigosa do que as encontradas na Europa, o veneno da viúva-negra brasileira pode provocar dor abdominal, náuseas, sudorese, confusão mental e raramente pode ser fatal.
Os incidentes com esse tipo de aranha costumam envolve crianças ou animais domésticos, que incitam o ataque inocentemente ao tentar tocar na aranha.
Aranha-lobo
Do gênero Lycosa, a aranha-lobo é facilmente encontrada em todas as regiões brasileiras. É comum encontrá-la em hortas, rachaduras de paredes e gramados altos.
Esse tipo de aranha costuma atacar quem se aproxima, assumindo uma postura semelhante a da armadeira.
Mesmo sendo venenosa e agressiva, seu veneno causa apenas vermelhidão no local da picada e muita dor. O efeito costuma se dissipar sem necessidade de tratamento específico.
Chega ao tamanho de 8 cm e a sua coloração é bege claro e por ser identificada por uma mancha escura no abdômen, parecida com um sinal de seta.
Aranhas comuns nas áreas urbanas
Já as aranhas comuns nas áreas urbanas, não apresentam perigo grave como as que mencionamos acima. São elas:
- As tarântulas e caranguejeiras,
- As aranhas-pernudas,
- A aranha da teia dourada do gênero Nephila, muito comum no litoral e em áreas arborizadas,
- Aranhas papa-moscas saltadoras,
- Aranhas-vermelhas,
- Aranhas de prata do gênero Argiope, que são fáceis de se identificar por ficarem com as patas unidas formando um x,
- As aranhas-de-telhado, popularmente conhecidas como maria-bola.