A higienização e a sanitização são termos frequentemente utilizados no contexto de limpeza e prevenção de doenças.
Antes da Covid19, era comum ouvir falar sobre esses termos em ambientes como hospitais, indústrias de alimentos e farmacêuticas, mas com a pandemia do coronavírus, tais serviços, em especial a Sanitização, passou a ser utilizada de forma mais ampla em outros segmentos, como residências, comércios em geral, restaurantes, bares, escolas, empresas, shoppings e etc, como meio de prevenção contra o vírus.
Com o uso mais amplo, muitas dúvidas surgiram em torno do que é higienização e sanitização e se ambos não se referem a mesma coisa. Pensando em auxiliar nossos leitores quanto a essa e outros dúvidas, trouxemos abaixo alguns esclarecimentos.
O que é Higienização?
A Higienização se refere ao processo de limpeza para remover a sujeira, resíduos e outras impurezas visíveis de uma superfície ou ambiente.
O objetivo principal da higienização é garantir a limpeza e a remoção de matérias orgânica, como poeira, sujeira, alimentos derramados, entre outros.
A higienização pode contar com o uso de detergentes, sabões e água para a lavagem, esfregação e enxágue das superfícies.
Trata-se de uma etapa fundamental para garantir a segurança e salubridade de um ambiente, mas não necessariamente elimina todos os microrganismos patogênicos.
O que é Sanitização?
Já a Sanitização se referente ao processo de redução significativa do número de microrganismos presentes em uma superfície ou ambiente a níveis considerados seguros de acordo com as normas e regulamentações aplicáveis.
O principal objetivo da sanitização é reduzir a carga microbiana a um nível que seja seguro para a saúde pública e, geralmente, envolve o uso de agentes químicos específicos, como desinfetantes, que são capazes de eliminar uma ampla gama de microrganismos, incluindo bactérias, vírus, fungos e protozoários.
A sanitização é essencial para prevenir a disseminação de doenças infecciosas e garantir a segurança sanitária de ambientes críticos, como hospitais, laboratórios, cozinhas industriais, indústria farmacêutica e outros, como foi e tem sido utilizado de forma mais ampla depois da covid19.
Podemos resumir que, enquanto a higienização se concentra na limpeza e na remoção de sujeira e impurezas visíveis, a sanitização é voltada para a redução significativa da carga microbiana para níveis seguros, utilizando agentes químicos específicos.
Ambos os processos são importantes para garantir a segurança e a salubridade de ambientes e superfícies e, consequentemente, da sociedade como um todo.