As pulgas são insetos que sobrevivem se alimentando do sangue de outros animais, ou seja, trata-se de parasitas externos, pois ficam presos na pele e pelos.
No Brasil existem diversas espécies, entre todas as que mais se destacam e tornam-se verdadeiras pragas urbanas são: Xenopsylla Cheopis, presente nos ratos como o rato preto e a ratazana; Ctenocephalides canis e C. Felis, parasitas presentes nos cachorros e gatos e a Pulex irritans, que parasita principalmente o homem, mas também pode se alimentar de outros hospedeiros.
Mas o que muitas pessoas não sabem ou não se dão conta, é que as pulgas são vetores de diversos tipos de doenças e essas doenças podem chegar até o homem se não houverem os cuidados corretos para o controle e a prevenção, como é o caso da pulga presentes nos ratos.
Principal causa do agravo à saúde
O que requer atenção e cuidado está ligado ao principal fato de as pulgas serem vetores de doenças e por terem a facilidade de se alimentarem de mais de um tipo de animal ao mesmo tempo, elas podem transmitir doenças de um animal para o outro.
Como no caso das pulgas de roedores, a Xenopsyla Cheopis, que transmitiram doenças como a peste negra ou peste bubônica, que foi capaz de dizimar um terço da população europeia na Idade Média. A doença foi transmitida através das pulgas, que ao se contaminarem com os ratos, picavam os humanos e contaminavam eles também.
Essa é uma das principais preocupações da saúde pública que busca controlar e prevenir a transmissão de doenças.
As pulgas presentes nos ratos podem transmitir diversas doenças, como também bactérias e vírus presentes nos ratos, o que pode causar sérias doenças e infecções graves em humanos e é por isso que precisamos ficar atentos e evitar o descontrole.
Um local que sofre com a incidência de ratos, pode ter infestações de pulgas e os proprietários do imóvel por desconhecimento, confundem com pulgas de cães e gatos (que não deixam de ser perigosas porque também transmitem doenças), e por conta disso não dão atenção ao caso.
Entre os vetores biológicos transmitidos através da picada da pulga de ratos, destacamos a peste bubônica e o tifo murinho. Já as pulgas dos cães e gatos podem ser vetores do parasita que causa a dipilidíase.
Como prevenir a incidência e infestação de pulgas de ratos?
A melhor forma de evitar a infestação de pulgas, sejam de ratos ou de cachorros e gatos, é através dos passos a seguir:
- Ter cuidado especial quanto a limpeza da casa, passar aspirador de pó no mínimo uma vez por semana, principalmente no chão. Ter cuidado quanto aos pisos do tipo taco que estiverem soltos e que tenham fendas, é importante tapar e fixar os pisos.
- Ter atenção redobrada caso o imóvel esteja sofrendo com o aparecimento de roedores. A melhor forma de prevenir é contratando uma desratização para acabar com a incidência e evitar a infestação de ratos.
- Se houver animais de estimação no local, manter o cuidado junto ao veterinário, banho e tosa, assim como também a administração de remédios contra parasitas e pulgas. Ter atenção ao local onde o cachorro ou gato fica, na caminha ou casinha, também é importante.
- Manter a dedetização em dia para evitar infestações de pulgas, além de também prevenir outros insetos como baratas, aranhas, formigas, entre outros.
Lembre-se do cuidado contínuo e do compartilhamento de informações como essas para vizinhos, como forma de alertar a todos quanto aos cuidados que devem ter. Lembrando que, se um imóvel vizinho estiver infestado, seja de pulgas ou ratos, estes também poderão ter acesso a sua casa.
Esperamos que esse artigo tenha ajudado e caso tenha dúvidas ou queira saber mais sobre como funciona a nossa desratização e dedetização, entre em contato conosco!