Durante um único ano é muito comum que um imóvel passe por diferentes tipos de infestações. Existe o período da infestação de formigas, baratas, cupins, traças e até ratos e escorpiões.
Mas, claro que dizer que isso é comum não significa que é o correto!
É preciso buscar o controle a as práticas eficientes para que esse “comum” não se torne “normal” e faça do imóvel um verdadeiro “point” das pragas.
E com tantas pragas diferentes e tantas possibilidades de infestações e prejuízos, o que fazer para manter o controle e acabar com infestações de maneira eficiente e econômica?!
Existem alguns meios de se preparar não para enfrentar essas infestações, mas para evitá-las de fato, impedindo que aconteçam. Vamos descobrir como!
Cada época do ano exige diferentes cuidados
Como cada época do ano apresenta pragas urbanas diferentes que podem causar grandes infestações nas casas, condomínios, comércios e outros, a sugestão principal é buscar ações preventivas de acordo com cada época.
Vamos citar abaixo alguns cuidados que você deve ter em cada estação do ano, levando em conta as principais pragas que causam infestações.
Cuidados preventivos na primavera e verão
Verifique todo o imóvel em busca de rachaduras, buracos ou qualquer tipo de abertura que possa servir de abrigo para as pragas e faça os devidos reparos.
Em ambientes com jardim ou quintal, organize removendo as folhas, galhos caídos e outros detritos.
Uma ótima forma de prevenir infestações é considerar a instalação de telas em janelas e portas para impedir a entrada de mosquitos e outros insetos voadores.
Mantenha a casa limpa e livre de resíduos que possam atrair insetos como baratas, formigas e outras pragas como os ratos.
Essa época do ano é comum pelo aumento do metabolismo dos insetos, o que faz com que eles procriem mais fácil e rápido, causando maiores infestações.
Cuide para que as lixeiras estejam sempre muito bem fechadas e limpas, evite o acúmulo de lixo e de água parada, pois o lixo pode acumular insetos e roedores e a água os mosquitos, como o Aedes Aegypti.
Faça uma varredura no imóvel em busca de vazamentos e ambientes propensos à umidade.
Cuidados preventivos no outono e inverno
Infestações de roedores e cupins são muito comuns durante essas estações do ano e por isso, manter o cuidado em relação aos possíveis locais que possam se tornar abrigo para essas pragas é muito importante.
Remova folhas e plantas secas dos quintais e jardins, pois podem se tornar ótimos abrigos. Dentro de casa, remover teias de aranha e ficar de olho nos possíveis locais infestados por cupins também é um cuidado necessário.
Verifique se há pontos de entrada nas áreas externas, como vãos em portas e janelas, rachaduras e buracos devem sempre ser consertados.
Reforçar os cuidados com o armazenamento dos alimentos nesta época do ano também é importante, por isso busque meios de manter cereais, farinhas e grãos em recipientes herméticos para evitar infestações, como a de traças por exemplo.
A prevenção eficiente através do controle de pragas
Contar com a prestação de serviços de uma controladora de pragas de confiança nesses momentos também é primordial, visto que é possível ter a experiência de profissionais como biólogos para uma prevenção mais efetiva.
Aqui na Império, por exemplo, temos uma grande equipe de profissionais que vai desde a área técnica, responsável pela avaliação e aplicação dos produtos químicos para o controle, até a expertise de biólogos e químicos que auxiliam no manejo, estratégia e cuidado referente ao conhecimento de cada espécie de praga e de produtos específicos para um melhor controle e prevenção.
Dessa forma, além de todos os cuidados que citamos anteriormente, a contratação de uma controladora de pragas ou dedetizadora é o ponto chave para que as infestações sejam prevenidas, controladas e tenham o fim desejado.