Diante de diversas circunstâncias, muitas por culpa do ser humano, é fato, animais e insetos se tornaram pragas urbanas e existem diversas razões para isso acontecer, você já se perguntou sobre?
No artigo de hoje, trouxemos as principais razões pelas quais um inseto ou animal pode se tornar uma praga urbana.
Razões para um inseto ou praga urbana se tornar uma praga urbana
A medida que o mundo evoluiu e o ser humano foi moldando o local em que vive de acordo com suas necessidades, algumas coisas no meio ambiente também tiveram mudanças e consequentemente, essas mudanças geraram resultados em todo o meio.
Vamos juntos entender quais são essas circunstâncias, acompanhe abaixo:
Disponibilidade de alimento
Áreas urbanas reúnem um grande número de pessoas, o que muitas vezes oferece uma fonte abundante de alimento para insetos e animais, como restos de comida, lixo não adequadamente armazenado e alimentos de estabelecimentos comerciais.
Todo esse fácil acesso pode atrair os mais diversos tipos de insetos e animais ao redor do local, que passam a conviver naquele local devido a disponibilidade diante desses alimentos.
Acesso à água
Assim como o acesso fácil a alimentos, os insetos e animais também conseguem acesso à água, que é extremamente necessário para a sobrevivência.
Com a infraestrutura urbana, sistemas de esgoto e água, grandes cidades criam ambientes úmidos e acessiveis para muitos insetos e animais, que atraídos pela água e pelos alimentos, acabam permanecendo no local.
Abrigo adequado
Depois que esses animais e insetos são atraídos pelo fácil acesso a água e alimento, o abrigo é outra razão pela qual eles se tornam pragas urbanas.
Edifícios, casas e espaços urbanos podem fornecer abrigo ideal para insetos e animais, onde encontram refúgio em rachaduras, frestas, sótãos, porões e outras áreas escondidas.
Clima Favorável
Em muitas regiões urbanas, o clima pode ser propício para a proliferação desenfreada de determinadas espécies.
Temperaturas moderadas e umidade são frequentemente condições ideais para o crescimento das populações de inseto, por exemplo, o que faz com que esses insetos passem a agir de forma incômoda, fora de controle e prejudicial para a sociedade.
Migração e transporte
Com o avanço da tecnologia e maneiras de ir e vir, a população também tornou possível o “trânsito” de diversos animais e insetos que antes poderiam não ter essa facilidade de locomoção.
Dessa forma, muitas pragas urbanas podem ser trazidas para áreas urbanas através do transporte de mercadorias, embalagens e até mesmo nas roupas ou bagagens das pessoas.
Uso inadequado de produtos químicos
O uso excessivo e inadequado de pesticidas pode perturbar os ecossistemas urbanos, eliminando os inimigos naturais das pragas urbanas, e permitindo que suas populações se expandam sem restrições.
Por isso a importância da prestação de serviços em controle de pragas e manejo integrado de pragas, pois através desses serviços são reunidos diversos profissionais que irão proporcionar a melhor forma de controle, sem uso excessivo e inadequado de produtos químicos, promovendo um controle efetivo e sem perigos para o meio ambiente e para a sociedade.
Para saber mais sobre o manejo de pragas, convidamos você a clicar aqui e conferir como este pode ser um serviço que ajudará a controlar e prevenir infestações.
Adaptação genética
Outro aspecto que torna um inseto ou animal uma praga urbana, é através da capacidade de se adaptar rapidamente as mudanças no ambiente.
A partir do momento que aquele inseto ou animal é atraído até o local através das razões acima, ele pode se adaptar facilmente através de sua adaptação genética.
Isso significa que, mesmo quando são controlados temporariamente, podem desenvolver resistência aos métodos de controle e voltar a se proliferar.
Mais um grande motivo para a necessidade da prestação de serviços em controle de pragas que promove um controle e mais saúde a sociedade, evitando grandes infestações e um maior descontrole.
Então por que um inseto e/ou animal se torna uma praga urbana?
A combinação de todos esses fatores pode levar ao aumento das populações de inseto e animais, transformando-os em pragas urbanas.
O controle eficaz dessas pragas muitas vezes requer uma abordagem integrada que inclua medidas preventivas, controle químico (quando necessário) e, em alguns casos, intervenção profissional para garantir que a infestação seja tratada de forma adequada e segura.