No artigo anterior, nós falamos através de uma visão mais ampla, sobre o que são as pragas urbanas e quais são elas. No artigo de hoje, falaremos mais sobre porque elas convivem com o ser humano.
Como vimos anteriormente, as pragas urbanas são alguns insetos e pequenos animais que vivem em meio ao ser humano, nas grandes cidades e se reproduzem desordenadamente, causando diversos prejuízos a sociedade como um todo, desde problemas de saúde pública até problemas financeiros.
Essas pragas são baratas, formigas, aranhas, escorpiões, pulgas, carrapatos, ratos, cupins e outros.
Por que esses insetos e animais convivem com o ser humano?
Com o crescimento populacional, nós fomos “abrindo espaço” entre as florestas e criando cidades para a nossa moradia, com esse processo, alguns tipos de insetos e animais encontraram com muito mais facilidade, alimentos, abrigos e água.
Nosso desenvolvimento permitiu “pequenas brechas” que entregam para as pragas urbanas um espaço garantido para a sobrevivência.
Para entender melhor, podemos ter como exemplo, a estrutura de bairros mais afastados dos centros urbanos, que acabam sendo esquecidos pelo governo e contam com esgotos a céu aberto e pouco saneamento básico.
Com isso, as pragas urbanas encontram ambientes úmidos, que as ajudam a se proliferar. O acesso a água e alimento, proveniente do nosso lixo e do saneamento básico pouco desenvolvido, também atraem esses insetos e animais, o que com o tempo, faz com que fiquem cada vez mais próximos do homem, pois conseguem um habitat positivo para o seu desenvolvimento.
Ou seja, ao conviver com o humano, essas pragas conseguem acesso a alimento, abrigo e água, facilmente, e dessa forma elas se proliferam e conseguem gerar como consequência, diversas infestações, transmissões de doenças e muitos outros problemas para a sociedade como um todo.
Qual seria a melhor forma de acabar com as pragas urbanas?
Hoje, o controle é a melhor maneira de manter a sociedade mais saudável. A dedetização é uma opção segura para auxiliar nesse controle e compartilhar informação também ajuda com que as pessoas, conscientes, evitem o descarte incorreto do lixo e tenham atitudes mais assertivas, com o cuidado de seus lares, comércios, indústrias e empresas, evitando desperdícios e acúmulo de resíduos.
Também é importante lembrar, que a estrutura e o cuidado das grandes cidades em relação aos bairros mais humildes, buscando uma estrutura mais completa e com um saneamento básico mais responsável, auxiliaria a uma grande melhoria em relação as pragas urbanas.