Com medo ou não de baratas, provavelmente em algum momento, pelo menos uma delas já voou em sua direção, dando a impressão de querer te atacar.
Será mesmo que as baratas atacam? Por que será que algumas voam e outras parecem que não possuem essa proeza? Será que nem todas as espécies voam?
Pensando em todas essas questões, trouxemos neste artigo algumas informações que irão te ajudar a sanar essas curiosidades.
Todas as baratas voam?
Por serem seres que causam repulsa na maioria das pessoas, surgem em volta das baratas muitas curiosidades, como o que comem, quanto tempo vivem, se mordem ou não as pessoas (falaremos disso em outro artigo), entre muitas outras coisas. Algumas dessas curiosidades nós já trouxemos aqui em nosso blog, você pode conferir clicando aqui.
Agora quanto ao fato de elas voarem e o por quê, é uma curiosidade que muitas pessoas também compartilham.
Quem nunca ficou assustado ou com medo de ter que ir matar uma barata e ela acabar voando em sua direção?!
De acordo com alguns especialistas, nem todas as baratas voam e para algumas, o seu voar não é de fato um ato de voo como o dos pássaros, por exemplo, seria mais um “saltar com estilo”.
Em algumas espécies, as únicas baratas que voam são os machos, e fazem isso em período de reprodução para atrair as fêmeas ou se aproximarem a elas, neste momento também costumam liberar um odor característico e muito fedido.
Na maioria dos casos, quando encurralamos uma barata e essa levanta voo, ela faz isso para se proteger, tentando escapar, mas como só voam para uma direção, e de forma desordenada, na maioria das vezes essa direção pode ser onde você está, principalmente se estiver de frente para elas.
Dessa forma, as baratas não atacam diretamente, voar nesse momento é apenas uma forma de tentar escapar da possível morte.
Outras espécies possuem asas, mas não voam porque suas asas são, digamos que, atrofiadas, servindo apenas como parte de seu exoesqueleto.
Entre as baratas mais encontradas nas grandes cidades, a barata americana, a mais conhecida e temida por todos, possui a possibilidade de fazer esses pequenos vôos, onde na maioria das vezes, ou é porque estão em fase de reprodução ou porque se sentem assustadas.
Ou seja, quando você vê uma barata voando em sua direção ou para onde quer que seja, pode acreditar… Ela está com mais medo de você do que você dela.
Fatos importantes sobre as baratas
Vale ressaltar que as baratas, mesmo sendo importantes para o meio ambiente, nas grandes cidades, elas se tornam pragas urbanas por transmitirem diversos tipos de doenças e prejuízos aos seres humanos.
- As baratas germânicas (baratas menores e também conhecidas como alemãs), pode gerar até 20 mil baratas em um ano de vida, e a americana (maior, preta ou marrom avermelhada, mais temida, é comumente encontrada em esgotos) pode gerar 800 descendentes.
Ou seja, causam facilmente uma infestação quando encontram locais apropriados, com disposição de alimentos, água e esconderijos que possam viver.
- Infestações de baratas, além de causar grandes transtornos para os donos dos imóveis, independente de ser comercial ou residencial, também atraem outras pragas, como o escorpião que é um predador da barata.
Por isso a importância de manter os imóveis com a dedetização e o controle de pragas em dia. Se você tem tido problemas frequentes com o aparecimento de baratas na sua casa, confira aqui algumas dicas de como acabar com elas.