Essa é uma pergunta frequente entre assuntos sobre entupimento e daquelas que mais ouvimos, será que papel higiênico entope ou não entope o vaso sanitário?
A resposta para sua pergunta é… Talvez!
Dependendo das circunstâncias, o papel higiênico vai sim entupir o encanamento da sua casa, além de outros pontos que devem ser analisados antes de você sair jogando papel descarga abaixo.
Em outros países o costume de se jogar papel no vaso sanitário como forma de se livrar do lixo e não ter os cestinhos no banheiro é algo muito comum, mas diante das circunstâncias aqui em nosso País o mesmo não é recomendado por um motivo muito simples, saneamento básico.
No Brasil nem todas as regiões (não importando se são grandes ou pequenas cidades), possuem o acesso a uma rede coletora de esgoto.
Em alguns casos (que não são poucos), o “conteúdo” da descarga é direcionado a fossas, onde é descartado de uma forma mais segura para o meio ambiente, e o papel higiênico jogado no vaso sanitário pode entupir essa fossa, causando grandes problemas ao morador.
Outro ponto que pode ocorrer em casas e edifícios mais antigos, as instalações intradomiciliares podem ser fora do padrão ou muito antigas e desta forma não comportarem tão atitude.
Dessa forma, juntando o fato do encanamento que não é possível determinar a qualidade sem uma avaliação prévia e da falta de redes de coleta de esgoto, que também é preciso avaliar antes para determinar se na sua região existe ou não, o descarte de papel higiênico pelo vaso sanitário pode sim causar entupimentos.
Outro fator que vale ser levado em consideração é que na maioria das vezes, para que o papel seja levado pelo encanamento, a descarga precisa ser acionada mais de uma vez, levando ao gasto desnecessário de água limpa.
Ou seja, onde por outro lado a manipulação de papel higiênico utilizado pode levar a contaminação e por isso tantas pessoas resolvem jogá-lo pelo vaso sanitário, por outro, nosso país não comporta tal situação e a atitude pode ainda (além de causar entupimentos e gastos desnecessários para o morador) desperdiçar água limpa, o que sabemos o quanto não é legal ao meio ambiente e para nós mesmos.
Nossa recomendação
Por isso, nossa recomendação é que opte por cestos de lixos próximos ao vaso sanitário, evitando que a pessoa que for utilizar o banheiro tenha um motivo pelo qual jogar o papel no vaso.
Se o papel higiênico já um item que pode trazer muitos problemas em relação a canos entupidos, o que então deve acontecer em relação ao descarte de absorventes, plásticos, fraldas e tantos outros materiais que são jogados pelo vaso sanitário.
O ideal é não jogar esses materiais pelo vaso sanitário, a não ser que você tenha as informações quanto a instalação de rede de esgoto da sua casa e as redes de coleta de esgoto em seu bairro ou município.
Então para prevenir gastos desnecessários com reforma e desentupimentos e conta de água, a melhor atitude é a de não jogar papel no vaso sanitário.