Atendimento especializado em Desentupimento e Dedetização em São Paulo

Desentupidora Império Logo
Atendimento 24 horas São Paulo - Ligue: (11) 3983-1006 Clique aqui e fale conosco agora (11) 3983-1006
Os maiores desafios no controle de pragas em áreas urbanas

Os maiores desafios no controle de pragas em áreas urbanas

Publicado em: 16 de janeiro de 2025
Em: Controle de pragas Por: Império

Existem muitos aspectos que tornam o controle de pragas um desafio muito grande, principalmente quando falamos de pragas em áreas urbanas, mas no geral, a maioria das pessoas vê somente a própria praga como um desafio, que de fato é, mas junto dela, existem diversos pontos que dificultam o agir.

Os desafios vão desde o lidar diretamente com os diversos tipos de pragas, até as mudanças climáticas que agem diretamente no meio ambiente.

4 maiores desafios no controle de pragas

Para ajudar a conscientizar melhor sobre esses desafios, trouxemos os maiores desafios que o controle de pragas em áreas urbanas sofre.

Resistência a produtos químicos

Podemos considerar que esse é um dos pontos de maior desafio quando falamos sobre o controle de pragas em áreas urbanas, pois o uso excessivo de pesticidas pode tornar as pragas mais resistentes a eles e, consequentemente, não ter efeitos, aumentando a população de pragas.

É necessário estudo, experiência, estratégias de controle e prevenção para evitar ao máximo o uso excessivo dos produtos de forma que, em mais ou menos tempo, os diferentes tipos de pragas criem resistência aos produtos.

Buscar uma dedetizadora de boa qualidade, que busca maneiras eficientes e controle preventivo no combate as pragas é um caminho para evitar esse uso exagerado que faz mal ao meio ambiente e ainda torna eficaz o uso dos produtos.

Saneamento básico inadequado

Além do desafio com o próprio tipo de praga, existe também o desafio com o saneamento básico do local que, infelizmente, ainda é precário em muitos lugares.

O lixo acumulado e o esgoto exposto criam ambientes ideais para pragas como ratos, moscas, escorpiões, mosquitos, entre muitos outros e sempre pragas que trazem junto a incidência da contaminação de diversos tipos de doenças.

Falta de conscientização

O terceiro grande desafio que enfrentamos quando pensamos no controle de pragas em áreas urbanas é o fator relacionado a falta de conscientização da própria população, pois a resistência das pessoas em adotar práticas preventivas dificulta, e muito, o controle.

Por falta de ação das pessoas como um todo, cada um fazendo a sua parte de forma preventiva para evitar grandes infestações, os números se tornam exorbitantes, o que acaba afetando a todos.

A falta de conscientização é um problema grande em nossa sociedade, e isso se estende também ao controle de pragas, que querendo ou não, também necessita de uma ação em conjunto da população com cada um fazendo a sua parte.

Impactos ambientais e mudanças climáticas

O quarto ponto poderia ser dividido em dois, impactos ambientais e mudanças climáticas, mas para resumir, apontamos ambos nesse mesmo tópico.

O equilíbrio entre o controle eficaz e a prevenção ambiental é desafiador e as alterações no clima favorecem a proliferação de pragas como o mosquito, por exemplo.

Esses aspectos resumem bem todos os maiores desafios que enfrentamos quando pensamos no controle de pragas nas áreas urbanas, o que nos faz ver que o controle por si só é apenas um ponto a ser colocado em prática e que é preciso relacionar, criar estratégias e trabalhar em conjunto para ter um controle de pragas mais efetivo, o que buscamos fazer em todas as nossas frentes, levando conhecimento aos nossos clientes, para que possam colocar em prática as medidas preventivas, enquanto avaliamos particularmente cada demanda de forma única.

Compartilhe este artigo