Para tirar sua dúvida sobre o que são pragas urbanas, reunimos aqui um texto direto com exemplos e explicação para melhor entendimento.
Pragas urbanas são pequenos animais e alguns insetos que convivem próximo ao homem nas grandes cidades e por conta disso se proliferam de forma desordenada, transmitindo diversos tipos de doenças e colocando em risco a saúde da população.
Nessa categoria estão baratas, aranhas, formigas, moscas, pulgas, carrapatos, escorpiões, ratos, cupins e muitos outros.
Por que é preciso dedetizar as pragas urbanas?
Devido a forma como esses pequenos animais e insetos vivem em meio ao homem, e até mesmo por conta de como vivemos, da desigualdade entre as classes e a maneira como alguns lugares contam com pouca estrutura de esgoto e outros, as pragas urbanas conseguem alimento, abrigo e água necessários para viver e se proliferar.
Por estarem em um ambiente sem o devido predador, como aconteceria caso vivessem em meio a florestas, as pragas urbanas se multiplicam desordenadamente, trazendo diversos prejuízos para a sociedade como um todo, principalmente em relação a saúde pública.
Pragas urbanas e suas doenças
Aqui em nosso blog, nós já compartilhamos diversos tipos de doenças que são transmitidas através de insetos e pequenos animais que colocam em risco a vida das pessoas.
As mais comuns e que todos nós temos conhecimento, é a Dengue e a Febre Amarela, transmitidas pelo mosquito Aedes Aegypti; e a Leptospirose, doença transmitida ao ser humano pelos ratos, quando entramos em contato com a urina deles.
Essas doenças são perigosíssimas e podem levar a morte, a falta de controle e infraestrutura pode levar a população a epidemias e muitas mortes, resultando num verdadeiro caos na saúde pública.
Além das doenças, existem animais venenosos que podem causar sérios problemas de saúde as pessoas, como o escorpião e alguns tipos de aranhas, das quais também é preciso cuidado e controle.
Caso ainda não tenha visto, convidamos você a conferir outras doenças transmitiras por outras pragas urbanas através dos artigos abaixo:
A dedetização, uma maneira de ajudar no controle
A Dedetização ou Controle de Pragas tem o intuito de ajudar a sociedade no controle dessas pragas, mas sozinha não é capaz de acabar com as pragas urbanas.
É preciso um cuidado maior por parte das autoridades governamentais com relação ao saneamento básico nos locais mais descuidados, evitando ao máximo que surjam ambientes propícios para o aparecimento de mais pragas e o descontrole em meio a população, o que pode gerar mais doenças e caos.
Através da dedetização é possível controlar o aparecimento em residências, empresas, comércios, indústrias e outros segmentos, com a intenção de manter a sociedade o mais segura e saudável possível, evitando que esses insetos e pequenos animais tenham um contato próximo demais as pessoas.
Por isso, a dedetização não é apenas um serviço que impede infestações, mas sim promove a saúde e o bem-estar da sociedade, em busca de ambientes com maior controle para todos.