Entre todos os tipos de pragas urbanas presentes, o escorpião é um dos mais perigosos, não somente pela sua facilidade em causar grandes infestações, como e principalmente, por ser um animal peçonhento, ou seja, venenoso.
Cidades como São Paulo, Guarulhos, Osasco, Barueri, Santo André, São Bernardo do Campo e outras comumente sofrem com a presença de escorpiões em meio as pessoas, causando acidentes perigosos a crianças e idosos.
Tudo isso faz com que o cuidado contra esse tipo de praga seja ainda maior e a melhor forma para isso se dá através da prevenção de infestações.
A dedetização como melhor forma de prevenção de escorpiões
Entre os escorpiões mais comuns nas grandes cidades, está o escorpião amarelo, cuja facilidade para causar infestações é enorme.
O escorpião amarelo, formado somente por escorpiões fêmeas, possuem uma reprodução por partenogênese, ou seja, não há necessidade de outro indivíduo para se reproduzirem, e assim que uma fêmea encontra um local com abrigo, alimento e água, ela passa a gerar seus filhotes, que podem ser em média 20 filhotes a cada reprodução e totalizando 160 para cada fêmea durante a vida.
A dedetização por prevenção é a melhor forma de evitar infestações e, consequentemente, acidentes.
Mas, então, se mesmo sabendo disso tudo ocorrer a picada?
O que devo fazer se for picado por um escorpião?
A primeira coisa que deve ter em mente é que você ou a pessoa que foi picada, deve procurar atendimento médico imediatamente.
Ir até o pronto-socorro é a melhor coisa a se fazer após a picada, que deve ser lavada com sabão neutro e água de maneira delicada e sem esfregar e se possível, imobilizar o local afetado a caminho do hospital.
Tanto a limpeza quanto a imobilização podem ser realizadas a caminho do hospital, não é recomendado que você pare para fazer isso antes de sair, faça a caminho ou mesmo enquanto aguarda atendimento.
Manter-se hidratado e calmo é outro meio que ajudará o processo de tratamento, primeiro porque um corpo hidratado contém mais água em suas veias, um sangue mais fluído pode ter menos ação do veneno. Por isso tome bastante água.
Segundo que manter a calma impede que o coração pulse aceleradamente, fazendo com que o sangue com o veneno circule mais rápido pelo corpo. Além disso, manter a calma é a melhor forma de conseguir melhores resultados e a ajuda necessária para a sua melhora.
Outro ponto muito importante é não buscar soluções caseiras, como aplicar gelo, fazer torniquetes, cortes ou sugar o local da picada. Nada disso vai surtir efeito e pode, inclusive, piorar a situação.
O atendimento médico é necessário para ser aplicado o antídoto para o veneno e essa é uma das maneiras mais eficientes de evitar uma piora.
Lembramos que essas são apenas orientações básicas, a recomendação é e sempre será ir até o pronto-socorro para ter o atendimento necessário e recomendado.