Nas grandes cidades existem dois tipos de insetos conhecidos como traças, as traças de roupas, que quando jovem vive em um casulo e tem a forma de uma pequena larva, e na fase adulta torna-se uma mariposa; e as traças de livros.
No sentido figurado, a palavra traça é dada a tudo aquilo que destrói pouco a pouco e por isso que tais insetos recebem essa nomenclatura popularmente.
Aos poucos, esses insetos devoram materiais que, na maioria das vezes, são de grande importância como peças de roupa, livros, documentos, tecidos e outros.
Então o que são as traças?
As traças são insetos que são comumente encontrados nos imóveis das grandes cidades, desde casas até empresas, e possuem hábitos alimentares bem específicos e interessantes.
Traça de roupas
A traça de roupas, que em sua fase adulta se transforma em mariposa e coloca ovos em todos os locais, principalmente entre grãos, farináceos, rodapés, pisos, frestas nas paredes, tapetes e tecidos, é um tipo de inseto que pertence a ordem Lepidoptera.
Elas possuem o desenvolvimento holometábolo, ou seja, que possuem uma transformação radical quando passam para a fase adulta, que neste caso, se transforma de larvas em mariposas.
Na fase jovem da traça de roupas, as lagartas ficam protegidas dentro de um envoltório achatado e se alimentam da queratina presente em tecidos de origem animal, como lã, peles e casimira.
Além disso, também se alimentam do suor e resquícios de alimentos que podem ficar presos no tecido, por isso não é indicado guardar roupas que tenham sido usadas no dia.
Traça de livro
Já a traça de livro pertencem ao grupo de insetos da ordem Zygentoma, possuem de pequeno a médio tamanho, chegando geralmente a 1,3cm, são alongados, achatados, de cor acinzentada e possuem três filamentos caudais.
Diferente da traça de roupa, essa traça não muda, ela mantém a forma mesmo quando ainda está na fase jovem, muda apenas em relação ao tamanho.
Possuem hábitos noturnos, gostam de ambientes escuros, com umidade e são muito ágeis, dificultando a sua captura quando são avistadas.
As traças de livros se alimentam de qualquer substância que tenha amido, o que pode ser desde uma peça de roupa engomada, até a cola presente em papeis de parede.
Alimentos que contenham amido também são alimentos para as traças de papel, e claro o papel, que contêm amido na pigmentação da tinta ou no próprio papel.
Por que a dedetização de traças é importante?
As traças não trazem muitos malefícios a saúde do ser humano, mas como consomem os tipos de alimentos que descrevemos acima, podem trazer diversos prejuízos.
Por consumirem peças de roupas e documentos, livros ou papeis importantes, uma infestação pode trazer grandes prejuízos, independente dos segmentos, como tanto para residências, quanto para empresas, comércios, indústrias e outros.