Tudo depende do tipo de inseto que provocou a picada, alguns é preciso ter um pouco mais de cuidado e até de atendimento médico, enquanto outros não precisam de nenhum cuidado especial.
Alguns tipos de picadas são bem mais comuns, como picadas de formigas, moscas, mosquitos e pernilongos, abelhas, vespas e marimbondos, pulgas, piolhos, percevejos, barbeiros e etc. Mas o que dirá se haverá ou não necessidade de um cuidado maior é o tipo de reação que a pessoa vai ter.
Algumas pessoas podem ser alérgicas e nesses casos, apenas limpar o local não adiantará, precisará ter atendimento com um médico que receite um antialérgico.
Quais são os sintomas de picadas de insetos mais comuns?
Na maioria dos casos ocorre uma pequena vermelhidão ao redor do local picado e uma leve coceira, principalmente em casos de picadas de moscas, mosquitos e pernilongos.
Já em casos menos comuns, os sintomas podem ser:
- Uma ferida grande, intitulada como úlcera, que fica inchada e é dolorosa;
- Sintomas de infecção também ocorre, como vermelhidão e um inchaço maior ao redor da picada.
Em casos em que a pessoa picada apresenta algum tipo de alergia, que são os casos mais raros, mas podem acontecer, os sintomas podem apresentar urticária, eritema e dificuldade de respirar.
É extremamente importante avaliar a necessidade de cada situação, pois se a pessoa apresentar sintomas de alergia, é necessário ir até o pronto atendimento o mais rápido possível, principalmente em casos de falta de ar.
Os pais devem ter atenção redobrada com bebês e crianças pequenas, pois algumas podem apresentar alergias ou maiores incômodos principalmente quando é o primeiro contato com o inseto.
O que é bom para a picada e como tratar?
Nos casos que não há apresentação de reações alérgicas, apenas uma limpeza no local com água e sabão já é suficiente.
Pode-se aplicar também um creme hidratante ou gelo para diminuir a vermelhidão e a coceira.
Já em casos de dor aguda ou alergia, visitar o médico é a melhor alternativa, pois ele passará algum creme medicamentoso para diminuir os sintomas, além do antialérgico.
Em outro dos nossos artigos aqui em nosso blog, nós compartilhamos algumas receitas que ajudam a diminuir os sintomas mais comuns das picadas de insetos. Confira clicando abaixo:
Doenças comuns transmitidas por picadas de insetos?
Outro cuidado muito importante que devemos ter é em relação as doenças que alguns insetos podem transmitir, por isso é importante prevenir tais picadas.
As doenças mais comuns são:
- Malária;
- Febre amarela;
- Encefalite;
- Leishmaniose;
- Doença de chagas;
- Infecção por vírus Zika;
- Dengue;
- Entre outras.
Uma ótima forma de prevenir as picadas de insetos é através do uso de repelentes em cremes ou spray, ou também aqueles naturais com o uso de plantas no local.
Clique aqui para conferir um artigo onde compartilhamos alguns tipos de plantas utilizadas como fortes repelentes para o ambiente.
A dedetização também é a maneira mais eficiente de manter os insetos longe de casa. A recomendação é que seja realizada a cada 3 meses ou conforme a necessidade.