É durante o verão que as infestações de mosquitos ficam em alta, principalmente pelas altas temperaturas que fazem com que o metabolismo do inseto fique mais rápido e dessa forma os ovos eclodem mais rápido, a larva se desenvolve mais rápido e em torno de 7 dias, o novo mosquito já está pronto para adentrar as casas.
Além dessa questão natural, existem outras, como locais apropriados para os ovos, que podem ser poças da água, rios, vasos e outros locais que contenham água e detritos orgânicos.
Com as chuvas de verão, locais assim também acontecem com maior facilidade, o que ajuda no aumento da infestação.
As infestações de pernilongos são motivos de preocupação?
Se falamos dos mosquitos do gênero Culex, que são os pernilongos comuns, a preocupação é menor, em comparação ao mosquito Aedes Aegypti, pois mesmo transmitindo bactérias e outros microrganismos patogênicos, eles não são responsáveis por provocar surtos de doenças.
Ainda assim, eles causam grande incômodo, com o zumbido que provocam e as picadas durante a madrugada.
Já quando falamos do Aedes Aegypti, a preocupação é maior, por conta da sua facilidade em provocar surtos de doenças muito perigosas, como a Dengue, Zika, Febre Amarela e Chikungunya.
Por isso, é muito importante tomar cuidado para que não ocorram infestações.
Que cuidados posso tomar para evitar infestações de pernilongos?
Os cuidados são simples e devem ser colocados em prática continuadamente. Entre eles são:
Evitar água parada
Analisar todos os focos de água parada, mesmo a água suja, pois essa é o foco para os pernilongos comuns, que causam grande incômodo.
Fechar as entradas da casa em horários específicos
De manhã, entre às 5 e 7 horas, e de tarde, a partir das 17 horas, os mosquitos tendem a entrar nas casas e procurarem um local escuro para se esconderem até o momento que a nossa respiração, quando dormimos, chama a atenção deles para perto de nós.
Por isso, nesses horários, feche as janelas e portas, isso impedirá que eles entrem no ambiente.
Use ventiladores próximos das janelas
Além de deixar o ambiente ainda mais fresco no verão, usar um ventilador próximo a janela impede os mosquitos de entrarem. A corrente de ar os empurra para longe e eles não conseguem entrar no ambiente.
Faça uma busca antes de dormir
Antes de dormir, analise o ambiente com cuidado, principalmente em locais escuros. Avalie bem perto dos armários, debaixo das camas, entre as cortinas, e aproveite das raquetes elétricas para acabar com os pernilongos de forma mais segura.
Use telas nas janelas e portas
Usar telas nas janelas e portas é uma excelente forma de manter os insetos longe, não só os pernilongos mais muitos outros.
Você pode comprar ou mandar fazer e geralmente não custam muito e são práticas de colocar.
Mantenha a dedetização em dia
Mantenha a frequência correta para as dedetizações, uma média de 3 meses entre cada aplicação, para evitar a infestação de pernilongos e outros insetos.
Esperamos que essas dicas tenham ajudado e caso ainda não tenha feito a dedetização, aproveite do uso de repelentes até colocar a dedetização em dia.