A primavera começa em setembro e logo após ela estaremos no verão e é nesse período pós inverno que os insetos voltam a tomar conta de nossas casas e locais de trabalho se não ficarmos atentos.
Além de toda a má impressão que eles passam, alguns são propensos a contaminarem o ambiente e as pessoas com vírus e bactérias, o que nos deixa ainda mais apreensivos. Mas será que todos são insetos perigosos? Será que todos transmitem doenças? Quais são os mais comuns em transmitirem doenças?
Sabemos que essas dúvidas pairam sobre todos nós quando pensamos na situação, principalmente quando envolvem o perigo de crianças e recém nascidos que correm um risco dobrado já que não possuem um organismo mais preparado como o nosso.
No artigo de hoje trouxemos abaixo as respostas para essas dúvidas sobre quais são os insetos que mais transmitem doenças e o que fazer para não correr esse risco.
Insetos perigosos que transmitem doenças
Entre todos os insetos que conhecemos e que estão presentes nas cidades grandes, digamos que a maioria transmite bactérias e doenças de alguma forma, principalmente mosquitos e insetos que vivem em esgoto ou locais de muito lixo.
Todos os anos sabemos que temos que ficar atentos quanto aos mosquitos como o Aedes aegypti, transmissor de doenças como a Febre amarela, a Dengue e a Chikungunya. Que temos que manter os vasos com pratinhos com areia, as garrafas tampadas e não deixar em hipótese alguma água parada a vontade destampada por aí.
Mas e em relação aos outros insetos? Quais deles a mais também devemos nos preocupar?
Geralmente moscas e outros mosquitos dificilmente transmitem doenças através de picadas ao ser humano, somente alguns deles como o Aedes aegypti é que causam esse problema, mas outros insetos do tipo, mesmo não transmitindo vírus sérios, podem contaminar alimentos e bebidas como vetores de bactérias.
Abaixo trouxemos uma relação de quais insetos perigosos para nossa saúde e que podem ser encontrados com grande facilidade nos centros, podem transmitir doenças ou bactérias causadoras de doenças, confira:
- Baratas – Geralmente transmitem bactérias oriundas dos locais ondem vivem;
- Moscas e mosquitos – Geralmente transmitem bactérias de locais onde pousam, além de exceções como o Aedes aegypti que transmite sérias doenças como já sabemos;
- Formigas – Geralmente transmitem bactérias de locais onde passam;
- Pulgas – Podem causar doenças como Encefalite e outras;
- Carrapatos – Podem transmitir doenças de Tifo, entre outras;
- Barbeiros – Transmite a doença de Chagas.
Esses são os principais insetos, facilmente encontrados em centros e grandes cidades e no interior, que transmitem doenças, bactérias e micro-organismos causadores de doenças.
Para evitá-los é necessário, principalmente, manter um ambiente sempre limpo, evitando que pequenos pedaços de alimentos fiquem espalhados pelo local, além de ficar atento ao tipo de local que esses insetos gostam de se esconder.
Aqui em nosso blog já compartilhamos antes, algumas dicas relacionadas ao controle de insetos perigosos como estes que compartilhamos acima. Veja abaixo o que fazer para acabar com esses insetos perigosos em sua casa ou local de trabalho.
- Oito razões para aparecerem insetos dentro da sua casa;
- Dicas para acabar com insetos perigosos em casa;
- Fezes de barata causa doença?
Caso esteja vendo estes insetos com muita frequência, é importante que contrate uma empresa especializada em dedetização / desinsetização para avaliação do local. Em alguns casos, somente a dedetização irá ajudar a solucionar o problema.