Há algumas semanas, falamos sobre como os escorpiões costumam aparecer com maior frequência no verão e o porquê disso, o que atrelou a outra grande dúvida: existe diferença entre o veneno de escorpiões pequenos e grandes? O escorpião pequeno é venenoso também?
E além de curioso, esse assunto reúne diversos pontos que são bem atrativos e que valem a nossa atenção devido ao perigo de ter uma infestação de escorpiões, o que não descarta a importância caso tenha que lidar somente com um!
O escorpião amarelo
No Brasil, temos um pequeno escorpião que causa grandes problemas, sim, ele é pequeno só no tamanho, porque seu veneno é poderoso!
Conhecido como escorpião amarelo (Tityus serrulatus) ele é do gênero Tityus e possui um veneno potente mesmo sendo pequeno. Além disso, ele tem grandes chances de causar infestações, já que não precisa de um parceiro para se reproduzir (partenogênese), já falamos muito dele em nossas redes sociais e aqui no blog, e a maioria das grandes infestações nas cidades vem dele.
E por que lembramos do pequeno escorpião amarelo?! Você entendeu não é mesmo? Ele é pequeno e super venenoso. Então isso, por si só, já responde a dúvida deste artigo, pois escorpiões pequenos também são venenosos, mas, além disso, existe uma curiosidade que faz com que os escorpiões pequenos sejam mais perigosos do que os grandes, você sabe qual é?
Escorpiões pequenos são mais perigosos do que escorpiões grandes?!
Sim, alguns escorpiões pequenos são mais perigosos porque possuem veneno mais potente e têm menos controle sobre a quantidade injetada na picada.
Vamos entender melhor o porquê disso!
Espécies menores como o escorpião amarelo que citamos acima, possuem um veneno neurotóxico muito mais ativo do que o de escorpiões grandes. Ele afeta o sistema nervoso e pode causar sintomas graves e até levar a óbito, o que ocorre com maior frequência em crianças e idosos.
E isso por si só já seria uma informação importante sobre escorpiões pequenos, mas existe algo curioso, como veremos a seguir.
Escorpiões pequenos não tem controle da sua picada!
Acredite, os escorpiões pequenos costumam injetar todo o veneno disponível ao se defender enquanto escorpiões maiores podem economizar e usar apenas uma quantidade mínima.
E por quê?!
Muitos escorpiões, principalmente os maiores, possuem dois tipos de veneno:
- Pré-veneno: mais fraco, usado para capturar presas menores ou para defesa leve.
- Veneno completo: mais tóxico, usado contra presas maiores ou quando se sentem realmente ameaçados.
Isso permite que eles decidam quanta toxina liberar, economizando a sua própria energia, mas os pequenos não são assim.
Controle muscular da glândula de veneno
Os escorpiões possuem músculos ao redor de suas glândulas de veneno, permitindo que administrem a quantidade injetada. Escorpiões grandes, por terem um metabolismo mais eficiente, conseguem modular melhor essa liberação. Já os pequenos costumam injetar todo o veneno de uma única vez, pois não têm o mesmo nível de controle.
Por estratégia de defesa e caça
Escorpiões maiores, por terem força física e garras mais desenvolvidas, muitas vezes utilizam mais suas pinças para capturar presas, reduzindo a necessidade de gastar veneno. Os pequenos, por serem mais frágeis, dependem quase exclusivamente do veneno para se defender e caçar, tornando-se mais agressivos na aplicação da toxina.
Ou seja, os escorpiões pequenos são mais “descontrolados” e assim, potencialmente mais perigosos!
Além disso, nas grandes cidades, são os escorpiões pequenos que mais se adaptam, vivendo facilmente próximos a áreas urbanas, o que aumenta o risco de encontro com as pessoas e animais domésticos.
Assim, entendemos que quando falamos em escorpiões, o tamanho não importa, pois os pequenos podem trazer grandes danos a saúde, e a melhor alternativa ao se deparar com um ou uma infestação, é solicitar uma dedetização com urgência!
Quais os riscos para a saúde?
- No geral, a picada de um escorpião pode causar:
- Dor intensa no local da picada;
- Inchaço e vermelhidão;
- Suor excessivo, náusea e vômito;
- Aceleração dos batimentos cardíacos;
- Dificuldade respiratória (em casos graves, principalmente em crianças e idosos).
- Convulsões ou choque anafilático (raros, mas possíveis).
A maioria das pessoas se recupera sem complicações, mas em casos graves, o veneno pode causar lesões neuromusculares, danos cardíacos e insuficiência respiratória!
Em caso de picada de escorpião, lave o local com água e sabão e procure atendimento médico imediatamente!