Perguntas como essas são frequentes por aqui, e inclusive já respondemos algumas bem semelhantes quanto a infestações de escorpiões. Mas sabemos o quanto essas dúvidas pairam sobre a nossa cabeça e o quanto nos aterrorizam pelo fato de ser um animal peçonhento e que pode causar grandes problemas se não tiver um controle adequado.
Escorpiões em São Paulo tem sido um grande problema de saúde pública, e muitas regiões têm sofrido certo pânico quanto ao aparecimento e infestações.
Em épocas como a do inverno, onde o tempo comumente já é seco e os dias quentes costumam ser ainda mais, é comum encontrar ainda mais escorpiões em terrenos baldios, garagens com entulhos e também dentro de casa, em locais úmidos como no banheiro, paredes com infiltração, debaixo da cama e atrás dos armários.
Então ao se deparar com um escorpião, mesmo que filhote, a dúvida que surge é sempre a mesma… “Será que tem mais escorpiões?!”
O que acontece é que nem sempre encontramos todos juntos, em alguns casos é comum, por exemplo, afastar um móvel e se deparar com vários escorpiões, em outros, pode-se encontrar só um e ter outros escondidos em outros lugares do ambiente. Por isso é necessário todo tipo de precaução ao encontrar um escorpião dentro ou fora de casa.
Vale lembrar que a atenção deve ser ainda maior se você tem crianças ou pessoas idosas em casa, visto que são os que mais sofrem com a picada de escorpiões e que pode, inclusive, levar a sérios problemas de saúde e até a morte.
Então isso significa que pode ter mais escorpiões filhotes e adultos?
Sim, a resposta é sim!
Existem vários tipos comuns de escorpiões em grandes cidades e eles possuem um ciclo de reprodução muito rápido, além de um tipo específico, o escorpião amarelo, que não precisa de macho para reproduzir, o que pode causar uma grande infestação em pouquíssimo tempo.
Então ao encontrar um escorpião filhote, é muito provável, mas muito mesmo, que existam outros no local, mesmo que a primeiro momento você não tenha visto mais nenhum.
O recomendado nessas situações é entrar em contato urgentemente com uma controladora de pragas para avaliar o local e tomar as medidas corretas para fazer a dedetização, de forma que haja controle rápido e diminuição das chances de maiores infestações e acidentes.
Tem um terreno baldio perto de casa, será que os escorpiões estão vindo de lá?
É provável que sim, mas em todo caso é muito importante avaliar todo o imóvel em busca de infestações, como escorpiões de reproduzem rápido, mesmo que tenham vindo de outro imóvel, alguns já alcançaram a sua casa, então as chances de terem mais aí mesmo também é grande.
Se existe uma suspeita de que algum imóvel na sua rua possa estar infestado de escorpiões e levando a infestação para outros imóveis, a recomendação é entrar em contato com o proprietário e avisá-lo para que ele possa tomar as providências de dedetização. Caso seja um imóvel sem precedentes, abandonado ou mesmo da prefeitura, o ideal é entrar em contato com a prefeitura e informar sobre a possível infestação.
Mas vale lembrar que o cuidado com a sua casa também é importante, pois assim que um escorpião é visto dentro de um ambiente, a possibilidade de infestação é grande, e esperar que ocorra a limpeza no terreno, sem cuidar do próprio imóvel pode não ser a melhor escolha.
Cuidado ao tentar capturar o escorpião
Antes de finalizar, vale lembrar o quanto é importante não tentar capturar o escorpião sozinho, pois na tentativa você pode acabar sofrendo um acidente e ter que correr para a emergência de um hospital para tratamento.
Em outro artigo que trouxemos aqui há pouco tempo, o Ministério da Saúde e o Instituto Butantã passam algumas recomendações do que é necessário fazer, os cuidados para evitar infestações e o que fazer em caso de acidentes e picadas.
Confira através do artigo abaixo:
Em caso de infestações, entre em contato conosco.