Ralos entupidos com frequência podem ser um grande problema e causar dores de cabeça para os proprietários que tentam todas as alternativas possíveis para resolver, mas nada nunca dá certo.
Como são comuns, e causam sempre desconforto e até danos maiores quando não tratados a tempo, nós trouxemos abaixo um resumo com tudo o que você precisa saber sobre as principais causas, e assim identificar o porquê de entupir com tanta frequência, e como fazer para resolver.
Vamos juntos acabar com esse transtorno?!
5 grandes causas e 5 resoluções de como resolver ralos entupidos
Primeiro devemos ter em mente que em alguns casos, o entupimento pode ser mais superficial ou problemático, vai depender do que está causando o problema, e por isso, precisamos entender que em alguns casos, não vai adiantar fugir da desentupidora!
Se o problema for grave, a melhor forma de resolvê-lo de uma vez é contratar uma desentupidora de confiança, que dê garantia e segurança para desentupir o ralo e acabar de vez com isso.
Deixar para depois ou negligenciar o ralo entupido, porque acha que vai sair mais caro contratar uma desentupidora, só vai fazer com que o problema cresça e não desapareça. Com o tempo, o conserto será ainda mais dificultoso e, consequentemente, mais caro. Então faça as contas e seja realista se realmente é a melhor decisão deixar para lá e ver no que dá!
Agora que estamos entendidos do que é preciso ficar atento, vamos verificar quais são as grandes causas que entopem os ralos e como resolver.
1ª Ralo entupido com acúmulo de cabelos e fiapos
Fios de cabelo e pequenos fiapos são a grande causa de entupimentos, principalmente no banheiro e na lavanderia.
Com o uso frequente e a falta de limpeza correta, os fios vão se acumulando no ralo e formando uma barreira que, em algum momento, impedirá o escoamento da água, causando o entupimento.
Como resolver?
Retire a tampa do ralo e, com o auxílio de luvas, remova os fios acumulados, lave a parte interna do ralo com água sanitária, vinagre e sabão, para remover o excesso de gordura e para evitar que ocorra novamente, utilize uma tela protetora que filtre os resíduos maiores.
2ª Ralo entupido com restos de sabão e produtos de higiene
Sabonetes, cremes e produtos de higiene deixam resíduos que, com o tempo, endurecem e obstruem o ralo.
Atentar-se para que esses restos não entrem no ralo já é uma boa atitude para evitar futuros entupimentos. Dependendo da quantidade, o desentupimento de forma caseira, como costuma ser a primeira atitude de quem deseja desentupir rápido, pode ser impossível de realizar.
Como resolver?
Misture água quente com bicarbonato de sódio e vinagre e despeje no ralo. Isso ajudará a dissolver os resíduos dos produtos.
Em alguns casos, poderá ser necessário a utilização de produtos desentupidores específicos, e então vale ir avaliando para notar se o problema resolverá de fato ou não, e caso não resolva, contratar uma desentupidora pode ser o melhor caminho.
3ª Ralo entupido com gordura e óleo
Uma grande curiosidade é que, quando falamos sobre ralos entupidos com gordura e óleo, a maioria das pessoas pensam no ralo de cozinha, mas no banheiro é comum que o ralo do chuveiro entupa com óleo corporal, ou seja, todo o óleo que sai do nosso corpo enquanto tomamos banho que vai se acumulando no ralo e, ao passar do tempo, pode fazer uma grande massa e impedir que a água passe.
Seja no ralo do chuveiro ou da cozinha, a gordura é um dos principais causadores de entupimento e, dependendo da situação, somente uma desentupidora poderá resolver.
Como resolver?
Despeje água fervente no ralo regularmente, faça uma mistura com água, sabão ou detergente e vinagre e vá despejando em seguida. Deixe agir por alguns minutos e então volte com a água fervente novamente, até desentupir.
Caso não tenha efeitos, você pode tentar um produto específico para desentupimento, mas cuidado na utilização. E, caso nada resolva, entre em contato com uma desentupidora.
Quinzenalmente, faça uma limpeza no ralo, como sugerimos acima, e despeje junto um litro de água fervente (precisa ser fervente, quente apenas não funciona), para ir diluindo a gordura do dia a dia, evitando que ela se acumule.
4ª Ralo entupido com objetos estranhos
É comum objetos pequenos como tampas de pasta de dente, fios dentais, tampas de garrafa, entre tantas outras coisas, caírem dentro dos ralos ou serem jogados lá por crianças.
Quando menos se espera, os ralos estão entupidos por essa falta de atenção, por isso é importante usar telas ou tampinhas nos ralos, como comentamos antes.
Por menor que seja o objeto, ele pode parar em um local de difícil acesso e ali mesmo impedir o fluxo da água.
Como resolver?
É necessário tentar tirar o objeto com um gancho de arame ou pinça. Se não conseguir, chame uma desentupidora de confiança para evitar danos a tubulação.
5ª Ralo entupido com acúmulo de terra ou folhas (ralos externos)
Em ralos de áreas externas é possível encontrar todo tipo de coisa, que com o tempo, acumula e pode causar o entupimento.
Terra, folhas, galhos, pedras, barro, entre tantas outras coisas pode, principalmente em dias de chuva, entupir os ralos e causar alagamentos.
Como resolver?
Limpe o ralo com frequência, um cuidado regular sempre ajuda a evitar problemas, é a melhor forma de prevenir.
Utilize uma tela para impedir que todos esses resíduos tenham acesso a tubulação, e assim, você perceberá a diminuição dos entupimentos.
Esperamos que esse conteúdo tenha ajudado e caso tenha problemas entre em contato conosco e solicite um orçamento gratuito.