Quando falamos em controle de pragas e dedetização, é comum pensarmos nos cuidados com uma casa, um escritório, um comércio, entre tantos outros locais que precisam de tempos em tempos cuidar desse controle. Mas nem sempre lembramos que esse cuidado deve ser encarado de uma forma muito mais ampla e não somente olhando para um ambiente isolado.
Vivemos em sociedade e o controle também deve ser feito em sociedade, assim como quando nos unimos contra o mosquito Aedes Aegypti e a Dengue. Quando fazemos isso em relação a outras pragas, o resultado é muito mais significativo.
Algumas ações são importantíssimas de se tomar em conjunto com outros vizinhos do seu bairro para que de fato aconteça um controle maior sobre as pragas, pois não adianta muito você tomar todas as ações possíveis para manter a sua casa livre de insetos, escorpiões e roedores, e o imóvel ao lado não ter cuidado nenhum… Provavelmente as pragas chegarão a sua casa do mesmo jeito.
Então para te ajudar a ter mais controle, separamos nesse artigo algumas ações que cabem a você fazer, e outras que é importante compartilhar com os vizinhos e pedir que todos se atentem aos cuidados também.
Soluções para o controle de pragas no bairro
Antes de conferir as dicas, é importante lembrar que se você e outros vizinhos perceberam que um tipo de praga em específico tem aparecido com muito mais frequência, esse pode ser um sinal de infestação, então cabe a cada um ficar atento e buscar descobrir onde está o foco.
Lembre-se que desde pulgas, formigas, moscas, baratas até roedores, transmitem as mais diversas doenças e ao cuidar do controle desses insetos e animais, você também cuida da saúde dos seus familiares.
Cuidados que você e seus vizinhos devem ter
Os cuidados dentro de casa devem sempre partir de nós mesmos, então faça o possível para manter a sua casa sempre livre dos insetos e roedores. Para isso você deve:
- Evitar o acúmulo de entulhos, seja no quintal ou dentro de casa;
- Manter os lixos bem fechados e retirá-los com frequência;
- Colocar o lixo para coleta com no máximo 2 horas de antecedência antes do caminhão passar;
- Manter o quintal e a garagem sempre limpos;
- Tomar cuidado com as plantas, trocando os pratinhos de água, limpando e cuidado para que não sejam infestadas por insetos como mosquitos e formigas. Entre outros;
- Manter calhas e telhados sempre limpos e evitar poças de água que possam se formar nesse local;
- Manter a caixa d’água sempre bem tampada e limpa;
- Ter atenção especial na limpeza do ambiente dos cachorros, gatos e outros bichinhos de estimação, pois o local pode acumular carrapatos, pulgas e outros insetos;
- Cuidar da sua calçada, manter ela limpa e livre;
- Manter os ralos e caixa de gordura limpos e desentupidos.
Esses são os cuidados que você deve ter com o seu lar e instruir que outros vizinhos façam o mesmo. Cada um fazendo a sua parte, é possível diminuir drasticamente o número e infestações de insetos e roedores.
Cuidados que devem ter com o bairro
Alguns pontos em relação ao bairro e principalmente as ruas próximas a sua casa, que devem dar atenção:
- Se houver terrenos baldios ou casas abandonadas, entre em contato com a subprefeitura do seu bairro ou com a prefeitura e solicite uma avaliação.
- Problemas com bueiros também devem ser notificados à empresa responsável pelo esgoto da sua cidade, pois através do bueiro muitas pragas podem ter acesso a sua casa e dos demais vizinhos, como roedores, baratas e escorpiões.
Tomando esses cuidados, juntamente com seus vizinhos, a diminuição de insetos e outras pragas será bem visível.
Lembrando que se houver infestação em uma das residências, a solução mais eficaz é agendar uma dedetização.
Agora você já sabe, compartilhe essas dicas com seus vizinhos e fiquem atentos na luta contra a infestação de pragas que podem trazer vários problemas para a comunidade, inclusive doenças.
Se precisar, conte conosco! Basta entrar em contato e agendar uma avaliação do local.