Existe uma prática um pouco comum de desentupir canos, ralos e até vaso sanitário com mangueiras, e em alguns casos pode até ser útil, mas é importante ter cuidado para não danificar encanamentos ou causar vazamentos.
Talvez você esteja muito precisando resolver um entupimento e pegou essa dica com alguém inexperiente ou até mesmo aqui na internet, mas precisamos orientar que essa não é a melhor prática e, além de poder causar mais estragos e aumentar o prejuízo, você pode não conseguir resolver o entupimento.
Vamos começar delimitando o acesso de uso de mangueiras comuns para desentupir apenas canos, ralos e pias. Evite utilizar em outros lugares, como no vaso sanitário, onde usar a mangueira pode causar mais sujeira do que outras práticas.
Como desentupir canos, ralos e pias com mangueira?
Vejamos como você pode utilizar a mangueira para desentupir canos, ralos e pias.
Qual a gravidade do entupimento?
Antes de tudo precisamos compreender qual é a gravidade do entupimento. Se for algo simples, como excesso de cabelos ou sujeira, a mangueira pode ajudar. No entanto, se o entupimento for mais sério, como com um objeto sólido, pode ser necessário chamar uma desentupidora de confiança.
Entendendo qual a gravidade da situação, podemos então partir para a próxima etapa.
Prepare a área que será desentupida
Certifique-se de que a área ao redor do entupimento esteja limpa e desobstruída para facilitar o acesso à tubulação.
Organize os materiais, é bom ter também uma boa quantidade de jornal velho, papelão ou até mesmo pano de chão para forrar e evitar sujar todo o chão.
Atenção na hora de utilizar a mangueira
É preciso entender que não será a força que irá ajudar a desentupir o cano ou o ralo, você precisa colocar a mangueira cuidadosamente, pois caso contrário você poderá romper o cano e causar mais estragos.
Quando perceber que a mangueira já está bem introduzida, você pode aplicar a pressão da água, de forma moderada a leve, para ajudar a desentupir o cano, o ralo ou a pia.
Não ligue a mangueira com alta pressão logo de início, pois pode piorar a situação e causar vazamentos e mais sujeira, além de dar pressão e até quebrar o cano.
Movimente a mangueira suavemente para ajudar a desentupir o cano.
Verifique o processo de desentupimento
Retire a mangueira aos poucos e veja se o cano, ralo ou pia ainda continuam entupidos. Você pode repetir esse processo algumas vezes, mas sempre com muito cuidado para evitar prejuízos.
Como sempre frisamos aqui, a melhor forma de economizar nessa hora é contratando uma desentupidora de confiança para resolver o problema com experiência e eficiência.
Aqui em nosso site você encontra meios mais seguros de tentar desentupir o cano, ralo ou pia sozinho. Separamos abaixo alguns deles:
- Como desentupir ralo entupido com cabelo?
- Como desentupir vaso sanitário rápido e fácil?
- O que é bom para desentupir a pia?
- Como desentupir a privada sem desentupidor?
Esperamos que esse conteúdo possa ter ajudado, mas fica o convite a entrar em contato conosco e solicitar um orçamento gratuito para resolver o problema sem dor de cabeça e de forma rápida e segura, sem prejuízos!