Pode ser um choque encontrar um carrapato em um bichinho de estimação, pior ainda quando encontramos vários! É claro que a melhor opção é sempre levar até um veterinário para avaliação, principalmente em caso de infestações, mas existe um meio de retirar e vamos compartilhar aqui com você.
Cuidar de um bichinho exige muita atenção e responsabilidade, quando levamos o pet para passear, é muito importante avaliar ele quando chegamos em casa, pois carrapatos são comuns em ambientes como parques e áreas verdes com gramas e árvores.
Se, num desses momentos você se depara com um carrapato já preso no gato, não se desespere, você pode retirá-lo sozinho, mas não esqueça de avaliar o gato ao longo do tempo, pois alguns animais podem apresentar reação alérgica a esse tipo de picada.
Como retirar um carrapato de um gato?
Antes de começarmos é muito importante frisarmos duas coisas.
- Primeiro: Em caso de infestação, a melhor coisa é levar o gato a um veterinário para iniciar o tratamento mais adequado, além de contratar uma dedetização para o ambiente que o gato vive, pois o ambiente também está infestado.
Dessa forma, manter só o tratamento do gatinho, não vai acabar com a infestação, é preciso tratar os dois, o ambiente e o gato!
- Segundo: A avaliação do veterinário é sempre muito importante, seja para o caso de uma infestação ou não. Se por ventura, no momento em que você encontra um carrapato no gato, não existe condições de encaminhá-lo ao atendimento veterinário, você pode remover o carrapato sozinho, como vamos ensinar mais abaixo, livrando o gato do problema, mas não deixe de levá-lo ao veterinário assim que possível para uma avaliação geral.
Dúvidas retiradas, então vamos ao passo a passo?
Para começar a remoção, reúna todos os materiais necessários, como:
- Luvas de proteção, não é bom pegar diretamente no carrapato;
- Pinça fina (pode ser aquela de sobrancelha mesmo, mas descarte depois);
- Álcool e recipiente vazio e com tampa.
Coloque as luvas para se proteger de possíveis doenças que podem ser transmitidas por carrapatos.
Vá até um local iluminado o suficiente para conseguir enxergar claramente o carrapato e a pele do gato.
É muito importante contar com a ajuda de mais alguém nesse momento, que possa segurar o gato de forma segura para que ele não fuja ou se debata durante o processo.
Encontre o carrapato, e com o auxílio da pinça, prenda ele e gire a pinça no sentido anti-horário. Atenção não é necessário utilizar força para removê-lo. Faça o movimento de maneira suave e constante.
Continue girando e puxando suavemente até que o carrapato se solve completamente da pele. Não puxe com muita força, pois isso pode fazer com que o carrapato se quebre, deixando partes dele na pele do seu gato.
Coloque o carrapato no recipiente com álcool para matá-lo e certifique-se de fechar muito bem o recipiente para que ele não escape.
Limpe a área onde o carrapato estava com álcool para desinfetar a pele do gato e prevenir infecções.
Por último e não menos importante, observe o gato nos dias seguintes para garantir que não haja sinais de infecção, inflamação ou alergia na área onde o carrapato estava.
Novamente, procure um veterinário se notar qualquer sinal de infecção após a remoção do carrapato, para que ele faça o atendimento e tratamento mais adequado.
Também é muito importante manter o gato protegido contra carrapatos utilizando produtos antiparasitários recomendados pelo veterinário, além de manter a dedetização do imóvel em dia para evitar infestações.