Chegamos na época das chuvas e como sabemos, não se trata de apenas uma chuvinha daquela que vem molhar as plantinhas e pronto, não! São temporais, tempestades que trazem muitas vezes, infelizmente, grandes prejuízos, como entupimentos, enchentes e alagamentos.
Mas, será que tem uma forma de evitar tudo isso? Afinal, essa época é sempre assim, apesar de nos últimos anos as chuvas parecerem mais agressivas, mas será que não tem um caminho? Algo para evitar tantos prejuízos?
E acredite, tem! Mesmo com chuvas tão potentes como temos visto nos últimos dias, é possível prevenir e evitar entupimentos, enchentes e alagamentos.
Hoje em específico, vamos falar sobre os entupimentos de calhas e esgotos, que dentre todos que comentamos acima, pode parecer o mais simples, mas também traz grandes prejuízos, principalmente quando o dono do imóvel é pego de surpresa.
O que surpreende é que os cuidados para prevenção não são difíceis, nenhum deles é aquele bicho de sete cabeças que vai te levar tempo e muito dinheiro para manter, mas, mesmo assim, muitas pessoas não colocam em prática e acabam sofrendo as consequências quando chega nessa época do ano.
3 dicas para prevenir calhar entupidas em épocas de temporais
Para prevenir o entupimento de calhas e esgotos em épocas de chuva, algumas ações simples podem ser extremamente eficazes:
1. Limpeza regular e desentupimento preventivo
A limpeza é extremamente importa e um dos pontos básicos para manter as calhas livres de entupimentos.
Remova folhas, galhos, sujeiras e outros resíduos das calhas e ralos. Essa limpeza deve ser realizada com mais atenção principalmente nessa época, no início da estação chuvosa, para evitar o acúmulo de detritos que podem obstruir o fluxo de água.
Além disso, vale ressaltar a importância do desentupimento preventivo, que nada mais é do que contratar serviços de desentupimento regularmente para realizar uma manutenção em áreas de difícil acesso.
Isso já irá ajudar a evitar obstruções em períodos de chuva intensa onde o fluxo de água aumenta e, com a calha suja e com resíduos acumulados, não suporta e acaba entupimento.
Com essas duas ações básicas você verá que a frequência de entupimentos já cairá pela metade.
2. Instale proteções nas calhas
Proteger a calha é outro processo que irá ajudar a diminuir a incidência de problemas com entupimentos.
Use telas ou grades nas calhas para impedir a entrada de folhas e outros materiais que possam causar o entupimento. Acredite, com chuvas fortes e tempestades, encontramos de tudo dentro das calhas!
Ao colocar uma grande para impedir o acesso desses resíduos, você também poderá diminuir a quantidade de vezes em que precisará limpar a calha, visto que ela não ficará suja com tanta frequência.
3. Verifique as conexões, desvios e o terreno ao redor
Crie uma rotina para inspecionar as conexões entre calhas, ralos e tubos de esgoto, para garantir que não estejam soltas ou danificadas.
Certifique-se sempre de que o escoamento está direcionado para longe da casa para evitar infiltrações.
Também é importante garantir que o terreno ao redor do esgoto esteja nivelado para facilitar o escoamento da água. Evite acúmulos de água nas proximidades para que não sobrecarreguem o sistema de esgoto.
Veja só, quando pensamos na prevenção de entupimentos em calhas, o problema não deve ser olhar só para a calha, mas para todo o esgoto, verificando tudo ao redor, em especial ao que se refere ao escoamento da água, que é muito importante.
Colocando todas essas dicas em prática, você verá que é muito mais econômico prevenir problemas com calhas entupidas no período de fortes chuvas, do que esperar para ver se terá problema ou não!