Todos os anos, principalmente perto de estações onde as infestações do mosquito Aedes Aegypti crescem, diversos veículos compartilham os cuidados essenciais para prevenir a dengue no verão.
Para começar, parte desses cuidados são relacionados a evitar a proliferação do mosquito, já que se a infestação estiver controlada, a chance de epidemias será evitada.
Esses cuidados todos nós já sabemos, são eles:
- Eliminar focos de água parada: Tampar caixas d’água, cobrir pneus, virar garrafas e manter ralos limpos.
- Manter calhas desobstruídas: Evitar o acúmulo de água das chuvas.
- Trocar a água de vasos e plantas: Encher com areia pratos de plantas ou esvaziar regularmente.
- Usar repelentes e telas: Proteger-se de picadas usando repelentes e instalando telas em portas e janelas.
- Descartar corretamente o lixo: Evitar deixar recipientes que possam acumular água expostos.
Esses cuidados você já conhece, não é mesmo? Vemos corriqueiramente nas propagandas da TV, nos comunicados nos postos de saúde, nas escolas públicas e privadas, entre tantos outros locais.
Mas, será que existem alternativas para trabalharmos, para colocarmos em prática? E a resposta é SIM, existem muitos cuidados que podemos tomar para prevenir dengue no verão.
Dicas extras de prevenção a dengue no verão
Para prevenir a dengue no verão, esses cuidados essenciais que citamos acima, devem ser somados aos que listaremos abaixo. São eles:
Adote armadilhas específicas para mosquitos
Existem dispositivos que atraem e capturam os mosquitos adultos, umas são elétricas, necessitando de tomadas e a forma de atrair o mosquito é através de luz. São boas, mas não tão eficientes.
Uma alternativa muito eficiente é a armadilha utilizada por nós através do nosso serviço Aedes Controle, intitulada Un2Care.
Trata-se de uma tecnologia inovadora, desenvolvida na Holanda e amplamente utilizada nos Estados Unidos. Sua eficiência se dá pela forma diferente de atração e contaminação do mosquito.
Diferente das armadilhas elétricas, que tendem apenas a matar o mosquito e que não é muito eficiente nisto, a armadilha In2Care, atrai o mosquito Aedes Aegypti através de uma isca de odor, atraindo especialmente as fêmeas, e uma vez lá dentro, o mosquito entra em contato com uma gaze especialmente tratada com larvicida e fungo que entram em contato com o mosquito.
O mosquito contaminado, sai da armadilha e contamina todos os criadouros por onde passa, ampliando a dedetização e acabando com as infestações.
Para saber mais sobre o Aedes Controle clique aqui.Plante citronela e lavanda
Essas plantas têm propriedades repelentes naturais que afastam os mosquitos. Coloque-as próximas a portas, janelas ou áreas de convivência na sua casa para que elas ajudem a afastar os mosquitos.
Higienize os potes de água para animais
Quem tem animal de estimação, deve ter em conta a necessidade de lavar os potinhos de água semanalmente com bucha e sabão, pois os ovos do Aedes podem aderir às bordas e eles ficam ali até que tenha água e o momento propício para eclodirem.
Lavá-los semanalmente é uma maneira eficiente de evitar a proliferação, além de cuidar ainda melhor do seu pet.
Monitore bromélias e plantas acumuladoras de água
Se você tem plantas ornamentais que acumulam água, trate com larvicidas biológicos seguros para o meio ambiente.
Isso auxiliará a evitar proliferações do mosquito, principalmente no verão onde ocorrem mais chuvas e o tempo é perfeito para o Aedes Aegypti.
Coloque peixes em fontes ornamentais
Sabemos que algumas fontes não podem ser esvaziadas, nesses casos colocar peixes como guppies ou beta para que se alimentem das larvas do mosquito em tanques e fontes pode ser uma solução eficaz.
É claro que haverá necessidade de cuidar dos peixes, mas é uma alternativa válida para os casos em que não se pode “mexer” nas fontes.
Use ventiladores em casa: O vento atrapalha o voo dos mosquitos, dificultando sua presença em ambientes fechados e como já é muito comum o uso no verão, fica muito conveniente adicionar o ventilador voltado para as janelas e portas.
Dessa forma, é possível evitar que os mosquitos entrem no local.
Aplique larvicidas em locais estratégicos
Utilize produtos específicos, especialmente em áreas com água parada que não podem ser eliminadas, como foi o caso da fonte que citamos anteriormente.
É preciso procurar o produto específico de acordo com a sua necessidade, mas utilizá-los é uma maneira prática de evitar infestações e mosquitos no verão.
Campanhas comunitárias
Especialmente para condomínios, é legal pensar em uma maneira de levar conhecimento a todos e até mesmo a unir os moradores no combate à dengue.
Organize mutirões em seu condomínio ou vizinhança para verificar e eliminar focos em terrenos baldios, praças e espaços públicos, além de conversar e reunir estratégias que possam ajudar a todos no combate ao mosquito.
Esses são alguns cuidados que você deve colocar em prática e que ajudarão a prevenir a dengue no verão, seja na sua casa, empresa ou comércio.