Cupins de madeira são pragas de difícil controle e por isso, controladoras de pragas sérias e comprometidas costumam oferecer um trabalho de dedetização bem completo, com mais de um dia de avaliação e aplicação de produtos inseticidas, além de uma garantia estendida.
Em alguns casos, a garantia para a dedetização de cupins pode chegar a dois anos, visto que esses insetos podem se ausentar do local infestado por um tempo até que o esteja livre de produto para então voltar a ativa no mesmo local, ou seja, não é uma nova colônia ou infestação, apenas a mesma que não foi totalmente combatida.
Dessa forma, a dedetização de cupins ou descupinização, é a maneira mais eficiente de combater uma infestação e de promover a prevenção necessária para matar o cupim de madeira de verdade, sem abandonar colônias e infestações que nunca são resolvidas.
Acreditamos que a sua procura é tentar fazer uma dedetização caseira, sem auxílio profissional, mas não podemos mentir, isso é muito difícil e fará com que você perca muito tempo e dinheiro com diversas tentativas, o que não ocorreria com a contratação de uma descupinização profissional e séria.
Ainda assim, separamos algumas dicas abaixo que poderão ajudar a matar o cupim de madeira caso você prefira tentar antes de contratar uma dedetizadora de cupins.
O que você precisa saber antes de tudo…
É preciso inspecionar e identificar as áreas afetadas para determinar a extensão da infestação e entender os tipos de cupins que estão no local, o que também é necessário para escolher o tratamento mais adequado.
Existem três tipos de cupins e nem sempre uma infestação se trata de cupim de madeira. É importante saber qual é o tipo de cupim para que então possa usar da melhor forma de acabar com a infestação, já que cada tipo de cupim reage de uma forma específica.
Para te auxiliar nesse processo de identificação, clique no link abaixo onde compartilhamos mais detalhes sobre os três tipos de cupins mais comuns em infestações:
Métodos químicos ou naturais?
Após identificar o tipo de cupim, é então o momento de escolher o método que desejará trabalhar na dedetização dos cupins, seja ela através de métodos químicos ou naturais.
Entre os métodos químicos, você pode optar por inseticidas específicos para cupins, aplicando diretamente nas áreas afetadas ou utilizar iscas com veneno que os cupins levam de volta à colônia, envenenando outros cupins.
Em ambos é preciso seguir corretamente as instruções de uso e se atentar aos cuidados de manuseio e utilização, para não colocar em perigo a própria saúde, a de familiares ou colaboradores e a de animais de estimação. Por isso, tome cuidado.
Já em relação aos métodos naturais, é possível utilizar óleos como o de laranja ou neem, diretamente na madeira, que agirão como repelentes e também matarão os cupins.
Além dos óleos, você pode usar um método menos tóxico com o ácido bórico; misturando com água e aplicando nas áreas afetadas.
O que fazer para prevenir infestações de cupins de madeira?
É possível trabalhar a prevenção de cupins de madeira de três formas caseiras, através de:
Tratamento da madeira, utilizando madeiras tratadas com substâncias químicas que repelem os cupins de forma mais efetiva;
Instalando barreiras físicas em torno de construções para impedir a entrada de cupins durante as revoadas;
Através do controle de umidade, reduzindo a umidade em torno da madeira, visto que os cupins prosperam significativamente em ambientes úmidos.
Além desses meios, somente a dedetização de cupins profissional será eficiente o bastante para te ajudar a matar os cupins de madeira sem gasta muito do seu tempo com isso.
Contratando uma empresa séria, eficiente e comprometida, como a Império, você contará com todo apoio profissional para acabar com os cupins, além da garantia de serviço e resultado real!