O Manejo Integrado de Pragas (MIP) é uma abordagem direta e voltada as necessidades de cada imóvel/local no cuidado contra as infestações de pragas urbanas e na prevenção.
Como parte da prestação de serviços em Controle de Pragas, a diferença do Manejo Integrado de Pragas se dá pela possibilidade e promoção de um plano de ação contínuo contra as pragas urbanas, voltado para diversos segmentos, como residências, comércios, indústrias, empresas, condomínios, clínicas e hospitais, escolas e outros.
Essa abordagem é realizada a partir de um estudo de caso para casa e criação de estratégias voltadas para as demandas de cada um, o que faz com que os resultados sejam muito mais eficientes.
Separamos abaixo como é realizado o Manejo Integrado de Pragas para que se tenha um melhor entendimento.
Como é feito o Manejo Integrado de Pragas?
É muito importante que o Manejo Integrado de Pragas seja realizado com uma empresa de confiança que preste tal serviço, a sua segurança, a qualidade e eficiência de todo o processo se dá especialmente pela experiência da equipe comprometida no trabalho e os materiais e equipamentos necessários para tal.
Dessa forma, não recomendamos que tente fazer sozinho, contamos com uma equipe de profissionais que vão desde o técnico em controle de pragas, até biólogos e químicos que reunidos auxiliam nesse processo.
Muitas vezes, se pensa primeiramente na questão econômica, na expectativa de evitar gastos, mas perde-se por outro lado por não saber resolver o problema, que vai postergando e acumulando outros prejuízos.
No final das contas, não se soma economia alguma, apenas prejuízos e falta de resolução eficiente.
Agora que detalhamos todas as possíveis dúvidas a cerca da contratação do Manejo Integrado de Pragas, vejamos abaixo como é realizada.
Identificação das pragas urbanas
O Manejo Integrado de Pragas deve ser realizado a partir da identificação das pragas urbanas que estão no local.
Dessa forma, um técnico deve realizar uma vistoria no imóvel em busca dos tipos de pragas que estão presentes, não reconhecendo somente a espécie de praga, mas também para entender seu ciclo de vida, hábitos e padrões de reprodução.
Isso ajudará a equipe a montar uma estratégia de controle e prevenção!
O monitoramento dos tipos de pragas
A partir da identificação, estabelecemos sistemas de monitoramento para acompanhar a população e os padrões de comportamento das pragas ao longo do tempo. Isso pode envolver o uso de armadilhas, inspeções regulares e outras técnicas de observação constatadas a partir da experiência de profissionais como controladores de pragas e biólogos.
É preciso ter esse monitoramento para entender e criar uma estratégia que será utilizada a partir da próxima etapa.
Estabelecimento de níveis de ação
Ao determinar os níveis de população de pragas urbanas, a partir do Manejo Integrado de Pragas, aplicamos medidas de controle que serão baseadas em critérios econômicos, ecológicos e/ou de saúde pública, levando em consideração a demanda de cada segmento e as necessidades de cada cliente.
A partir dessa etapa é que verificaremos os tipos de controle que serão realizados, seja:
- Controle Biológico: Utilizando organismos vivos como predadores, parasitas ou patógenos específicos para pragas;
- Controle Cultural: Adotando práticas que reduzem a incidência de pragas através da implementação de um cuidado específico com a mudança de hábitos daqueles que vivem no local;
- Controle Físico e Mecânico: Com métodos utilizados a partir do uso de barreiras físicas como armadilhas, dispositivos de controle, entre outros equipamentos;
- Controle Químico: O uso de pesticidas de forma seletiva e direcionada, sem exageros e levando em conta o meio ambiente, incluindo a utilização de produtos menos tóxicos e uma aplicação mais respeitosa com intervalos de segurança.
A partir de todo o estudo realizado com os primeiros níveis do processo, combinamos diferentes métodos de controle de pragas de maneira mais integrada e sinérgica, aproveitando as vantagens de cada abordagem para obter resultados mais eficazes e sustentáveis.
Avaliação e ajuste contínuo
Além de todos os cuidados acima mencionados, a monitoração contínua das estratégias utilizadas e a realização de ajustes necessários para garantir a eficiência ao longo prazo é um diferencial do Manejo Integrado de Pragas, tornando-o essencial para resultados positivos e duradouros.
Trata-se ao todo de uma junção de estratégias, cuidados, atenção, experiência que traz resultados exclusivos e faz do Manejo Integrado de Pragas uma prestação de serviços em Controle de Pragas completa.
Quer saber mais sobre Manejo Integrado de Pragas?
Trouxemos abaixo alguns artigos que irão ajudá-lo a entender mais sobre o serviço: