O mosquito da Dengue não está no Brasil desde ontem e a doença já é transmitida há muitos anos. Anualmente, todas as frentes de saúde no nosso país publicam maneiras de se cuidar, como se proteger e o que fazer para diminuir a incidência da doença e as infestações do mosquito da dengue. Mas, existem muitas pessoas que desconhecem esses cuidados ou se veem sem saber o que fazer, devido a tanta informação que está presente na internet atualmente.
Os cuidados não são poucos, mas em contrapartida não é nada difícil, não é um bicho de sete cabeças se cuidar e se proteger contra o mosquito da dengue, a grande questão é que há necessidade de se antenar ao que realmente é necessário: Uma ação em conjunto com toda a sua comunidade!
É importante que eu tome os cuidados necessários para evitar a dengue? Claro, mas também é preciso cuidar para não ter criadouros em minha residência, ajudar os vizinhos nesse cuidado, alertar a todos. Pois, mesmo que eu sozinho faça todo o possível, se o meu vizinho não fizer a parte dele, o mosquito da dengue continuará a criar focos por aí e a se proliferar, espalhando a doença do mesmo jeito.
Dicas para evitar o mosquito da dengue
Confira abaixo os cuidados que você precisa para evitar o mosquito da dengue e, consequentemente, as doenças que ele transmite.
Elimine os criadouros do mosquito da dengue
Todos sabemos que o mosquito da dengue deposita os seus ovos em água parada. Dessa forma, nada mais importante do que evitar tudo que possa acumular água, como pneus velhos, vasos de plantas, recipientes descartáveis, potes de água de animais de estimação, garrafas e latas vazias, entre outros.
Devemos manter o ambiente sempre limpo, prezando para que todo o lixo e entulho seja descartado de maneira correta, de maneira que evitem o acúmulo de água.
Lavar e escovar regularmente os recipientes de água utilizados por animais domésticos é extremamente necessário, pois é ali uma ótima opção para o mosquito da dengue depositar os seus ovos.
Bandejas de ar-condicionado, baldes, potes de plantas e até mesmo alguns tipos de plantas que acumulam água devem ser evitados, pois são os meios mais fáceis de se tornarem criadouros para os mosquitos.
Proteja a si e aos familiares contra o mosquito da dengue
Essa proteção pessoal pode ser realizada de várias formas, como através do uso de repelentes contra insetos, especialmente pelo amanhecer e ao anoitecer, quando os mosquitos da dengue estão mais ativos.
Utilizar roupas que cubram a maior parte do corpo é muito válido, pois inibi a picada do mosquito. Utilize calças compridas, camisetas/camisas de manga comprida e sapatos fechados.
Utilize telas contra mosquito nas janelas e portas da sua casa ou mesmo do escritório, impedindo que o mosquito da dengue tenha acesso ao ambiente anterior.
Essas telas para mosquitos são básicas e você pode encontrá-las facilmente em produtos para casa, pode até mesmo fazer uma sozinho, economizar e ainda proteger toda a família.
Crie um grupo entre os vizinhos e promova ações de varredura no bairro
Nem sempre podemos esperar tudo de órgãos públicos, nós também podemos fazer a nossa parte. Seja reunindo-se com o pessoal do condomínio, seja apenas com o pessoal da sua rua, o importante é ajudar a conscientizar a todos sobre a importância de eliminar os criadouros.
Crie grupos nas redes sociais para disseminar a informação, convide a todos para ajudarem na varredura dentro do condomínio ou nas ruas ao redor de sua casa, tente envolver o maior número de pessoas para que se certifiquem que suas casas não possuem focos de mosquito da dengue.
Eduque-se sobre a dengue, sobre o aedes aegypti e compartilhe informações sobre prevenção com amigos, familiares e com a comunidade em geral.
Quanto mais pessoas estiverem cientes e comprometidas em prevenir a proliferação do mosquito da dengue, mais eficaz será o controle da doença.
A termonebulização é um meio de ajudar a acabar com o mosquito da dengue
A termonebulização é um meio seguro de ajudar a diminuir a incidência do mosquito da dengue, pois a partir da sua aplicação, mata todos os mosquitos que estão voando no local.
Isso ajuda a diminuir a incidência, mas não evita que novos mosquitos surjam a partir das larvas já presentes nos criadouros, por isso a importância de acabar com esses focos do mosquito da dengue.
A dedetização através da termonebulização ajuda a diminuir a quantidade de mosquitos e, consequentemente, o tamanho da infestação e a disseminação da dengue, mas é preciso todo um conjunto de ação, colocando em prática tudo o que falamos acima para alcançar melhores resultados.