Atendimento especializado em Desentupimento e Dedetização em São Paulo

Desentupidora Império Logo
Atendimento 24 horas São Paulo - Ligue: (11) 3983-1006 Clique aqui e fale conosco agora (11) 3983-1006
Como espantar ratos?

Como espantar ratos?

Publicado em: 24 de junho de 2024
Em: dedetização Por: Império

Sabemos o quanto uma infestação de ratos pode ser assustadora e prejudicial para a saúde das pessoas, visto que se trata de um animal que transmite diversos tipos de doenças.

Quando falamos de uma infestação já instalada, o melhor caminho é a dedetização, ou seja, a desratização realizada por uma empresa técnica e responsável. Mas, se a questão é especialmente espantar os ratos, sem a existência de uma infestação de fato, então temos alguns cuidados e dicas que podem ajudar.

Vale lembrar que se os ratos têm aparecido na sua casa com frequência, principalmente durante o dia, o problema é de infestação, e grave, necessitando urgentemente de uma desratização.

Se você tem visto ratos rondando o local durante o dia, é melhor que entre em contato com uma dedetizadora para verificar o ambiente em busca de ninhos e infestações.

Mas, seguindo as dicas, vamos verificar abaixo o que você pode fazer para espantar os ratos da sua casa.

4 dicas profissionais de como espantar ratos

Siga as dicas abaixo para ter um local mais seguro, livre de ratos e de infestações que podem trazer diversos tipos de prejuízos para o imóvel, para a saúde dos moradores e para o bairro como um todo.

1ª Mantenha a casa limpa e elimine os acessos

Todos sabemos o quanto a limpeza é uma forma eficiente de manter as pragas urbanas longe de casa. Com os ratos não é diferente, é preciso manter o ambiente limpo, livre de migalhas, de lixo, de entulhos e de tudo que possa se tornar um atrativo para eles.

  • Mantenha os ambientes internos e externos limpos;
  • Mantenha os alimentos muito bem fechados em recipientes herméticos e não deixe restos de comida expostos;
  • Aspire e varra regularmente para evitar que os ambientes acumulem sujeira;
  • Retire o lixo com frequência e mantenha as latas de lixo muito bem fechadas.

Além disso, é preciso tomar cuidado com os possíveis acessos que os ratos possam ter, como frestas, rachaduras, buracos nas paredes, pisos e muros.

Selar essas possíveis entradas é uma maneira de manter os ratos longe!

2ª Use repelentes naturais contra ratos

Outra forma de espantar os ratos da sua residência é usar repelentes naturais como o óleo de hortelã-pimenta, cravos da índia ou folhas de louro.

Naturalmente, o cheiro forte desses componentes ajuda a afastar os ratos e o seu uso costuma ser bem simples.

Mergulhe bolas de algodão no óleo de hortelã-pimenta e coloque essas bolinhas em áreas estratégicas, que são aquelas em que os ratos costumam aparecer ou em pontos próximos a locais de acesso, como janelas e portas.

Já os cravos da índia e as folhas de louro, você pode espalhar nas áreas onde há maior incidência, sem a necessidade de outros itens, apenas deixando os cravos ou as folhas expostas.

3ª Aproveite da companhia de um animal de estimação

Os gatos são os predadores naturais dos ratos, além de ótimas companhias!

Calma, não estamos falando que o gato irá matar os ratos, mas o simples fato de o local ter um gato de estimação já espanta os roedores por contado cheiro dos felinos.

Isso é biologia, como se trata de um predador natural, o rato foge da presença de um rato. Dessa forma, ter um felino ajuda você a ter um lar livre de ratos. Mas não se esqueça de adotar de forma responsável e, claro, de cuidar do bichinho com amor, afinal, além da companhia, ele ainda ajudará você na luta contra os ratos.

4ª Contrate uma dedetização preventiva periodicamente

Semestralmente ou trimestralmente, você pode contratar uma dedetizadora de ratos (desratizadora) para realizar um serviço denominado “dedetização preventiva”, onde a controladora de pragas desenvolverá estratégias de combate e prevenção aos ratos.

Esse é o meio mais seguro e eficiente de evitar a infestação de ratos e, consequentemente, espantá-los para longe!

É importante que seja uma controladora de pragas de confiança, idônea e responsável e que tenha profissionais comprometidos com o cliente.

Implementar uma combinação dessas estratégias poderá aumentar significativamente suas chances de manter os ratos afastados!

Compartilhe este artigo