Fossas sépticas são utilizadas em locais de difícil acesso a rede de esgoto, dessa forma, tudo o que seria encaminhado para o esgoto, é direcionado para elas, e esse conteúdo fica ali armazenado por um tempo.
Basta entendermos a utilidade de uma fossa séptica para entendermos a importância de manter a manutenção para que ela funcione sempre da maneira correta.
Uma fossa séptica sem manutenção traz diversos prejuízos, como:
- Cheiro ruim;
- Infestação de pragas que são atraídas pelo conteúdo da fossa (baratas e roedores são grandes exemplos);
- Contaminação do solo;
- Disseminação de bactérias, vírus e consequentemente, de doenças.
A manutenção de uma fossa séptica é uma das maneiras de evitar o acúmulo desse conteúdo e o funcionamento inadequado.
Mas o que fazer quando uma fossa séptica entope? Como desentupir?
O que muitas pessoas não sabem é que as fossas sépticas não entopem, e quando se percebe um mal funcionamento, é provavelmente pelo acúmulo de resíduos e falta de manutenção, que é realizada quando fazemos o esgotamento da fossa.
Por se tratar de um conteúdo altamente contaminado, a melhor atitude é manter a manutenção continuamente e realizar o esgotamento sempre que necessário, contando com a ajuda técnica de uma empresa que preste serviços em esgotamento de fossas sépticas.
Através de um caminhão e maquinário específico, nossa equipe técnica vai até o local para retirar todo o conteúdo da fossa de maneira correta e segura, sem causar problemas para o meio ambiente e para as pessoas que convivem no local.
É totalmente inadequado tentar mexer na fossa séptica, principalmente sem o material e a experiência necessária, colocando em risco a própria saúde.
Através do maquinário necessário, nossos técnicos retiram o conteúdo da fossa liberando o espaço novamente para que a fossa volte a funcionar normalmente.
Cuidados importantes para evitar problemas na fossa
É sempre bom lembrar que alguns cuidados ajudam a evitar problemas não somente na fossa séptica como também em qualquer rede de esgoto.
Um deles já comentamos acima, que é o de manter a manutenção e o esgotamento em dia, evitando acúmulo do conteúdo.
Os demais cuidados são simples e fazem toda a diferença, como:
- Evitar usar o esgoto como lixo: Não jogue bitucas de cigarro, gordura, papel, qualquer tipo de plástico, absorventes, preservativos, fios de cabelo, fio dental, e outros no vaso sanitário ou nos ralos. Faça o descarte desses itens de forma consciente, no lixo apropriado!
- Limpar os ralos quinzenalmente: Utilizando uma mistura de cloro ou água sanitária e detergente, para remover o excesso de gordura e outros resíduos.
- Utilize tampa nos ralos: Para evitar que qualquer tipo de resíduo chegue até as tubulações de esgoto.
Seguindo esses cuidados e mantendo a manutenção e o esgotamento das fossas em dia, você economiza evitando prejuízos recorrentes.
Restou alguma dúvida? Entre em contato conosco e a nossa equipe fará todo o possível para ajudar a resolver o problema com a fossa séptica.