Entre todos os serviços que um síndico de condomínio deve ter atenção ao contratar é de dedetização e controle de pragas, já que é um dos que mais traz problemas para aqueles que não buscam manter o controle em dia.
O controle de pragas para acabar com infestações no condomínio é imprescindível para um condomínio livre de baratas, ratos, formigas, traças, escorpiões, entre tantos outros tipos de pragas que podem causar grandes problemas para todos os condôminos.
Para ajudar você, síndico, nós reunimos aqui cinco formas de como deve controlar infestações de pragas em condomínios e evitar as reclamações dos moradores que pode ser tão estressante.
Cinco cuidados para controlar as infestações
Lembrando que em caso de infestação, os cuidados abaixo continuam sendo necessários, mas a contratação de uma dedetizadora é imprescindível e dará todo o suporte para que a infestação seja resolvida.
Vamos aos cuidados:
1º Higienize as áreas comuns com frequência
Em um condomínio, é essencial que as áreas em comum estejam sempre limpas e organizadas.
Garanta que a limpeza regular de lixeiras, jardins, garagens e outros espaços compartilhados estejam em dia, pois o acúmulo de resíduos é o que atrai as pragas para criarem infestações.
Evitando esse tipo de problema, consequentemente, a possibilidade de uma infestação será bem baixa.
2º A manutenção preventiva e dedetização regular não podem faltar
Como dissemos acima, no início do artigo, manter o cuidado com o controle de pragas é essencial para evitar infestações, visto que é uma ação de prevenção que o síndico toma para criar todos os aspectos necessários e manter o condomínio livre de pragas urbanas.
Inspecione tubulações, ralos e frestas que possam servir de entrada para insetos e roedores, nem sempre os locais de infestações são óbvios e por conta disso, muitos condomínios sofrem com infestações por falta de conhecimento e de tomada de ação juntamente com dedetizadoras de confiança.
Existe também, alguns serviços que são próprios para a prevenção, como aqui na Império temos o Manejo Integrado de Pragas Urbanas, onde criamos estratégias de acordo com a demanda de cada condomínio, tomando ações que previnam infestações considerando particularmente cada situação.
Manter a dedetização em dia também é essencial e não, manutenção preventiva e dedetização regular não são o mesmo serviço e você precisa, sim, manter os dois!
Ações como essa, são mais certeiras e acabam com o problema desde a sua origem.
3º Atenção as regras de armazenamento de lixo
Um dos grandes problemas em condomínios, principalmente pela quantidade de pessoas, é a questão do armazenamento correto do lixo, que é um grande atrativo para as pragas.
O síndico deve orientar muito bem os moradores sobre o descarte correto do lixo e a utilização de sacos bem fechados.
Devem se atentar também aos horários de descarte do lixo e as maneiras corretas de descartar o lixo para reciclagem, que por muitos é feito de forma incorreta e atraem ainda mais pragas.
4º Crie ações para conscientizar os moradores
Promova campanhas para educar sobre as práticas que ajudam a prevenir pragas, como armazenar alimentos corretamente, como descartar o lixo e evitar água parada.
É imprescindível abusar da criatividade nessa hora para atrair a atenção do máximo de condôminos possível.
Podem ser feitas gincanas, oferta de prêmios, de pontos, ou mesmo de atividades que gerem um impacto positivo para todos e que tragam o interesse dos moradores a estarem atentos a esses aspectos importantes para a saúde de cada um deles e do condomínio como um todo.
Muitos moradores acreditam que o problema de uma infestação está totalmente nas mãos do síndico resolver, mas cabe ensinar a todos que uma responsabilidade do todo, do conjunto e por isso, cabe a todos participarem e cuidarem cada um de suas unidades.
5º Monitoramento frequente
Além da prevenção a partir de uma manutenção preventiva e de manter a dedetização em dia, outro ponto importante para controlar as infestações de pragas no condomínio e evitar as reclamações dos moradores é ter um monitoramento frequente por parte do síndico e dos colaboradores.
Diferente da manutenção preventiva e da dedetização em dia, o monitoramento deve ser realizado pelo síndico e seus colaboradores, de forma que se mantenham atentos as possíveis infestações.
E como fazer isso?
Se mantenham atentos para identificar sinais precoces de infestação, como fezes de roedores, buracos ou presença de insetos.
Todos esses cuidados, além de manter a qualidade de vida no condomínio, também ajudarão a evitar pragas urbanas e as reclamações dos vizinhos, o que aumenta, inclusive, a valorização do imóvel.