Muitas pessoas se enganam ao pensar que os encanamentos são eternos, basta instalar durante a reforma ou construção e pronto, nunca mais precisamos nos preocupar com eles. Mas o caminho não é bem esse!
Além de um prazo de durabilidade comum que varia de acordo com o tipo de material, a falta de manutenção faz com que seu tempo de vida diminua e, em alguns casos, traga outros prejuízos como vazamentos, obstruções e reformas imediatas.
Como cada tipo de cano é feito de um material diferente, cada um exige um tipo de cuidado e manutenção específica, e por isso é indispensável contar com o apoio e manutenção de uma empresa especializada.
Para se ter uma ideia, canos metálicos por exemplo, podem durar entre 12 e 18 anos, já os canos de cobre podem chegar a 80 anos se não forem expostos a componentes corrosivos. Os canos de plástico, conhecidos como pvc, podem chegar até 45 anos.
Instalados da maneira correta e seguindo as manutenções preventivas de acordo com a necessidade de cada material, os canos podem mesmo chegar nesse tempo de vida, mas é preciso contar com especialistas no momento da instalação e também da manutenção ao longo dos anos.
O que fazer para aumentar a durabilidade dos canos?
Diante do que apresentamos acima, as principais recomendações são:
Ter atenção quanto as especificações de uso de cada tipo de cano a partir do material do qual ele é feito. Por exemplo: Evitar instalar canos de pvc em locais sujeitos à superaquecimento, já que o plástico não vai aguentar essa exposição por muito tempo.
Escolha profissionais especializados que tenham atenção a esses detalhes e que de fato se preocupem com a durabilidade dos produtos e com a saúde do seu bolso.
Locais onde os encanamentos e tubulações são muito antigos devem levar em consideração a troca com o passar dos anos, já que as paredes dos canos ficam espessas, dificultam a passagem da água e acabam precisando de manutenção constante.
Canos de metal tendem a enferrujar com o tempo, principalmente quando não há a manutenção preventiva adequada. Esse tipo de ação do tempo e da água dentro do cano de metal, pode resultar em sérios prejuízos e sempre pegam os proprietários desprevenidos.
Confira o artigo abaixo para entender melhor sobre a necessidade de manutenção especial para canos de metal:
A limpeza e a manutenção preventiva são essenciais para que as tubulações se mantenham eficientes durante os anos, sem prejudicar a capacidade dos canos e, principalmente, evitando prejuízos e reformas emergenciais.