Existem sérias regulamentações quanto às pragas e vetores em diversas áreas de atuação, o que não é diferente ao comerciante. Se manter atento ao que as pragas podem causar ao seu negócio é muito importante, visto que podem significar grandes prejuízos e até mesmo a falência do seu negócio.
Para ajudá-lo a entender melhor o grau de prejuízos que o seu negócio pode sofrer ao não dar importância a infestações de pragas, trouxemos nesse artigo os problemas mais corriqueiros e que muitos comerciantes acabam não dando atenção o suficiente.
Para começarmos, separamos quais as pragas que podem causar os problemas para que você fique atento a cada uma delas.
São elas:
- Moscas;
- Mosquitos;
- Baratas;
- Roedores;
- Formigas;
- Cupins;
- Formigas;
- Traças.
Independente de quais pragas acima estejam infestando o seu comércio, todas elas podem causar inúmeros problemas, muitos são capazes inclusive de baixar as portas do seu estabelecimento, então não menospreze o aparecimento frequente de nenhum deles e mantenha a dedetização do seu varejo em dia.
Vejamos abaixo os problemas que uma infestação de uma dessas pragas mencionadas acima pode causar.
Danos à reputação e confiança do cliente
Mesmo que o cliente não tenha interesse em denunciá-lo, ele pode simplesmente se afastar, evitando totalmente retornar ao estabelecimento. Em primeiro momento, um cliente pode parecer pouco, mas este pode sair e espalhar a notícia do que viu quando esteve na sua loja.
Em pouco tempo, principalmente com o uso das redes sociais, sua loja pode estar sendo mencionada em todo o bairro, diminuindo a sua reputação.
Para quem empreende e busca o crescimento de sua empresa, sabe a importância que a reputação traz. Manchar a confiança do cliente não é uma opção para quem empreende, então fique atento.
Perda/diminuição nas vendas
Automaticamente, quando falamos sobre perda da confiança do cliente, estamos falando em diminuição das vendas. Um cliente que vai até a sua loja e se depara com um inseto sobre o alimento, um rato andando pelos corredores ou coisa pior, é fato de que dificilmente ele voltará a entrar em contato com sua empresa, mesmo que ele tenha que ir em estabelecimentos de bairros vizinho, será essa a atitude que ele irá tomar.
Um estabelecimento cheio de pragas, mesmo que somente de uma espécie, já é motivo para contrariar, ainda mais sabendo das regulamentações exigidas pela ANVISA e outros órgãos regulamentadores.
Fechamento ou interdição por autoridades regulatórias
Alguns itens acima mencionamos o fato de que alguns clientes não denunciam o estabelecimento, mas acredite, a maioria vai atrás das autoridades em busca de seus direitos e isso pode fazer com que o seu estabelecimento receba a visita de autoridades e estas podem interditar o local por um determinado tempo ou simplesmente fechá-lo.
Em alguns casos é possível também que junto com a interdição, você receba multas por não seguir as regulamentações e recomendações dos órgãos regulatórios.
Percebe a gravidade da situação? Algumas moscas voando dentro do seu estabelecimento podem significar o fim do seu negócio, e não que isso seja injusto, pois sabemos da quantidade de vetores e patógenos são transmitidos por esses insetos.
Pedidos de indenização
Um cliente que se depara com qualquer das situações que mencionamos acima, pode se sentir lesado de alguma forma e ele tem todo direito de querer ser indenizado por isso.
Não é de hoje e nem são poucos os casos de clientes que além de denunciarem um estabelecimento por infestação de pragas, também buscam seus direitos através de indenizações, colocando a sua empresa na justiça.
Por essas e outras é importantíssimo manter a dedetização e o controle de pragas em dia no seu estabelecimento, pois somente assim poderá ficar tranquilo quanto aos problemas que citamos acima.