Se você já nos acompanha há algum tempo, conferiu em outros artigos assuntos relacionados aos escorpiões, como espécies e como fazer para evitar a presença deles dentro da sua casa.
No Brasil é mais comum encontrar 4 espécies mas de todas elas, duas em especial chamam atenção devido serem as mais encontradas e que mais causam acidentes, são os escorpiões amarelos e os marrons.
Estando em local propício, como comida e local para se instalarem, os escorpiões podem proliferar de forma muito rápida, principalmente o escorpião amarelo que não precisa acasalar para se reproduzir. Através de partenogênese , a fêmea dessa espécie não tem a necessidade de um macho e assim que ela chega na idade de maturidade passa a reproduzir até 15 filhotes por cria e dentro de um ano pode ter até 45 filhotes.
Essa possibilidade ajuda com que, ao encontrar um local propício, esse tipo de escorpião venha a se proliferar de forma mais rápida, já que cerca de 99% desses escorpiões são fêmeas.
Dessa forma é muito importante se manter atento e evitar ao máximo situações que causem locais propícios para o inseto.
E assim que o escorpião tem causado espanto na população em São Paulo, onde já ocorreram no estado todo, somente neste ano, 11.500 casos em que 5 levaram a morte.
Precaução e como proceder
É importante salientar que o veneno de um escorpião pode ser muito perigoso para crianças e idosos e a melhor forma de evitar o contato é através de precaução.
- Adicionar telas nas janelas e portas;
- Colocar tampas nos ralos e pias;
- Manter o quintal limpo e sem entulhos;
- Deixar os sacos de lixo bem fechados, assim como as latas e evitar deixar o lixo muito tempo sem recolher;
- Sacudir bem as roupas antes de vestir ou após tirar do varal;
- Olhar dentro de sapatos antes e calçar;
- Em caso de terrenos abandonados perto de casa, entre em contato com a prefeitura de sua cidade para que venham efetuar a limpeza;
- Ao encontrar um escorpião não tentar pegá-lo com as mãos.
Caso tenha visto escorpiões próximos a casa, a melhor forma de proceder é isolar o local (se for possível) e entrar em contato com uma empresa de controle de pragas ou dedetização.
Como a reprodução do escorpião, principalmente o amarelo é alta, é importante manter atenção para que este não se instale próximo, podendo causar infestação.
Em caso de picada, é importante ir o mais rápido possível ao pronto socorro, não tampar o local da picada (no máximo lavar com água e sabão) e se possível capturar o escorpião e levar junto para avaliação e reconhecimento para aplicação do soro.
Você pode ter maiores informações de como proceder em casos de terrenos abandonados e com suspeita de escorpiões, na prefeitura de sua cidade.