As baratas são de longe os insetos que mais causam repulsa nas pessoas e não é por menos, afinal de contas, além de desagradáveis, elas também transmitem bactérias causadoras de diversas doenças.
Um estudo recente realizado pela Faculdade de Biomedicina da Universidade Metrocamp /Wyden, em Campinas/SP, mostrou que as baratas carregam até 250 milhões de microrganismos patogênicos, um número alarmante!
Esses microrganismos, bactérias, fungos e outros, são transportados através do corpo da barata e chegam até nós através do contato direto ou indireto.
Ou seja, quando a barata passa por cima de uma fruta, talher, pano, na água ou até mesmo quando ela toca em alguém, essa transmissão acontece. Por isso é muito importante limpar bem os alimentos antes de consumir, principalmente aqueles que ficam expostos, tomar água filtrada, lavar as mãos antes de comer e manter a higiene adequadas dos ambientes.
Entre todas as doenças que as baratas podem transmitir, a asma é uma delas e as crianças são as mais afetadas.
De acordo com a especialista Maria Fernanda Zarzuela, bióloga e coordenadora de Field Solutions da Bayer, “60% a 80% das crianças asmáticas que vivem em áreas urbanas são sensíveis aos componentes das baratas e muitas vezes, essa irritabilidade é maior do que as produzidas por ácaros ou outros animais”.
Isso ocorre porque os restos de baratas mortas e outras secreções produzidas pelo inseto são listados como alérgenos, ou seja, componentes que causam as reações respiratórios nas pessoas que sofrem asmas e outras alergias.
Muitas vezes, os familiares não conseguem identificar sozinhos a causa do agravamento da doença, seguem todas as recomendações médicas, mas a criança continua ou começa a apresentar sintomas cada vez mais fortes e depois de alguns exames é possível constatar que a culpada de tudo foi a barata.
A preocupação deve ir além da limpeza
Nós sabemos que ambiente limpos também podem atrair baratas, em menor quantidade se comparado a ambientes mal higienizado, mas também atraem, principalmente em dias quentes, como no verão.
É muito importante que ambientes estejam sempre bem limpos, arejados e ter uma atenção especial com as superfícies, alimentos expostos e outros, mas manter a dedetização do lar é a maneira mais eficaz de evitar as baratas, já que vai afastar o inseto durante meses e evitar futuras infestações.
Vale lembrar que se você notar a incidência de baratas durante o dia, esse já é um sinal de que existe uma infestação no local ou bem próximo a ele.
Além da asma a barata também pode causar outras doenças, como diarreia, febre, micoses, vômitos e viroses, infecção urinária e alimentar.
Com crianças em casa, a atenção referente a insetos deve ser ainda maior, já que com uma imunidade mais baixa, elas tendem a ser infectadas com maior facilidade.
Outros insetos como formigas e moscas também são responsáveis pela transmissão de diversas doenças, e é importante manter a atenção quanto a infestação desses insetos também.
Para saber mais sobre as doenças e os perigos causados por insetos como moscas e formigas, recomendamos a leitura dos conteúdos abaixo:
- Estudo aponta milhões de bactérias e fungos presentes em baratas, moscas e formigas
- As doenças mais transmitidas por insetos
Fique atento ao aparecimento de baratas em casa e em casos de infestações ou controle preventivo, entre em contato conosco.