Só quem já passou por uma infestação de baratas francesinhas sabe a dificuldade que é tentar eliminá-las.
Elas aparecem principalmente na cozinha, mas podem também aparecer nos quartos, no banheiro e lavanderia.
Abrir armários e ver as baratinhas andando pelos alimentos, vasilhames ou mesmo pelas panelas pode ser angustiante, e saber que elas transmitem doenças, deixa todos ainda mais preocupados.
Eliminar uma infestação de baratinhas francesas é uma tarefa árdua, principalmente para quem decide fazer isso de forma mais natural ou sem auxílio de um profissional ou dedetizadora.
Muitas pessoas acham que basta jogar veneno e está tudo certo, mas quando percebem que já estão há meses com o mesmo problema e nada resolve, começa a bater o desespero!
Para tudo deve haver estratégia e com a dedetização não é diferente. Aqui na Império, reunimos profissionais que vão desde técnicos em controle de pragas, até biólogos e químicos para contar com o melhor caminho para acabar com infestações de baratas francesinhas.
Mas, na tentativa de ajudar a acabar com essa infestação que possa estar ocorrendo em sua casa, trouxemos abaixo algumas dicas que você precisa seguir à risca e na ordem correta! Caso contrário, provavelmente, continuará reclamando que a infestação só cresce.
Antes de tudo, a infestação é mesmo de barata francesinha?!
- A barata francesinha, também conhecida como barata alemã (Blattella Germanica), é uma das espécies mais comuns de baratas domésticas.
- Separamos abaixo as suas principais características para que você pode identificar se é ela mesmo que está infestando a sua casa.
- As baratas francesinhas são relativamente pequenas em comparação com outras espécies de baratas. Geralmente, medem em torno de 1,3 a 1,6 centímetros de comprimento.
- Elas geralmente são de cor castanha ou marrom clara, com duas faixas escuras paralelas correndo ao longo de sua cabeça.
- As antenas são longas e finas, bem mais longas que o corpo da barata.
- Podem apresentar asas, mas raramente voam. Suas asas são curtas, cobrem apenas uma parte do abdômen.
- São noturnas e preferem se esconder durante o dia em locais escuros e úmidos, como atrás de armários, debaixo de pias, em frestas de parede e em áreas de encanamento.
- São conhecidas por se reproduzirem rapidamente, com as fêmeas depositando ootecas (cápsulas de ovos) que podem conter de 30 a 40 ovos cada.
Passo a passo de como eliminar baratas francesinhas
Agora que você tem certeza de que se trata mesmo de baratas francesinhas as que estão infestando a sua casa, vejamos como detê-las!
Comece pela limpeza e higiene do local
Faça todo o possível para manter a casa limpa e livre de alimentos e migalhas que são como um imã para as baratas francesinhas.
Faça uma limpeza geral, focada no mínimo detalhe e principalmente, nos locais em que as baratas mais aparecem.
Retire sempre o lixo e faça todo o possível para que as crianças se alimentem somente na cozinha.
Lembre-se também de não deixar a ração dos animais de estimação exposta por muito tempo!
Sele as fendas e buracos
Como vimos acima, as baratas francesinhas buscam lugares úmidos e escuros para se abrigar, por isso, faça uma busca minuciosa pela casa através de fendas e buracos, seja no chão, nas paredes, nos azulejos, ao redor de janelas e portas… Enfim, principalmente nos ambientes que elas mais aparecem.
Ao fechar essas possíveis “portas de entrada” você verá como diminuirá o aparecimento dessas baratas pela casa.
Coloque armadilhas ou iscas venenosas
Existem alguns tipos de armadilhas e iscas que são muito eficazes para capturar baratas.
Algumas armadilhas possuem adesivos, outras iscas são venenosas e ajudam a eliminar toda a colônia.
No caso das armadilhas, as baratas são atraídas para elas e ficam presas, enquanto as iscas, são consumidas e as baratas morrem dentro das colônias, matando as outras que lá estão.
É evidente que as dedetizadoras possuem uma disponibilidade muito maior em relação a essas iscas e armadilhas, obtendo as que possuem melhor qualidade no mercado e, consequentemente, melhor ação.
Mas, algumas opções disponíveis no mercado podem ajudar, mas é importante tomar cuidado com o acesso a crianças e animais de estimação.
Contrate uma dedetizadora de confiança
Em muitos casos de infestação, contratar uma dedetizadora de confiança é sempre o melhor caminho para resolver o problema de vez.
Muitas vezes a pessoa tenta de tudo, gasta uma nota com vários produtos, várias receitas caseiras, perde horas e horas tentando de tudo para eliminar as baratas francesinhas, mas não conseguem acabar com elas.
Nesses casos, se você já tentou de tudo e elas continuam aparecendo, procure contratar uma dedetizadora. Dessa forma você contará com uma equipe que irá buscar o melhor caminho, mais seguro e eficiente, para eliminar as baratas francesinhas e assim você terá paz novamente!