Se você é aquele tipo de pessoa que ao ver uma formiguinha, daquelas pequeninas, conhecidas como formigas açucareiras, andando em alimentos, apenas retira e continua comendo, esse estudo traz resultados que você precisa conferir.
Formigas, moscas e baratas foram analisadas por pesquisadoras da Faculdade de Biomedicina da Universidade Metrocamp/Wyden, em Campinas /SP, num estudo que descobriu um número medonho de bactérias e fungos presentes em cada inseto, detalhe… a maioria capaz de contaminar não somente crianças e idosos, como também adultos saudáveis.
Para se ter uma noção do perigo, a barata chegou a apresentar 250 milhões de micro-organismos, e as moscas e formigas não ficaram muito atrás.
O estudo
Os insetos; moscas, baratas e formigas, foram capturados vivos em ambientes doméstico, como cozinha, banheiro, sala, quintal e totalizaram 40 bichos, 11 baratas, 14 moscas e 15 formigas.
Para o estudo, todos os insetos foram pegos de forma natural, com o auxílio de frascos esterilizados, sem utilizar produtos químicos como inseticidas ou outros tipos de venenos.
Já no laboratório, esses insetos foram colocados em solução salina e após o líquido foi analisado de diferentes formas, o resultado foi assombroso.
O resultado
De acordo com a bióloga, professora, doutora em ciências de alimentos, Rosana Siqueira, os resultados apresentaram bactérias como Salmonella, Escherichia coli, Klebsiella, Shigelia, Psedomonas aeruginosa, Acinetobacter, Enterobacter aerogenes, e também alguns fungos como Candida albicans e Rhodotorula.
Nas moscas o resultado apresentou certa de 72 milhões de bactérias e fungos, e nas formigas cerca de 13 milhões. Milhões?! São muitos micro-organismos que podem causar diversos tipos de doenças e complicações como febre, diarreia, micoses, vômito, dor de garganta e até infecções urinárias e alimentar.
Rosana Siqueira também orientou que a contaminação, diferente do que a maioria de nós acredita, não ocorre somente com o consumo de alimentos contaminados, mas também ao utilizar utensílios e até peças de roupas por onde esses insetos tenham passado ou pousado, como por exemplo através de objetos que ficam expostos, como copos, talheres e até escovas de dente.
Como prevenir e evitar a contaminação
Então se você é aquela pessoa que comentamos logo no início desse artigo, que ao ver formigas ou moscas sobre algum alimento, apenas retira e come o alimento, comece parando de ter esse tipo de atitude. Numa dessas situações você pode acabar pegando uma doença e com a saúde a gente não brinca.
O correto é se desfazer de alimentos na qual tenham passado algum inseto, independente de qual for, pois de acordo com a pesquisadora, todos os insetos contaminam e não é bom correr o risco.
Em relação aos utensílios, busque manter tudo sempre muito limpo e organizado, ao ver moscas ou formigas, retire e limpe o local com água e sabão. Sempre que for utilizar algum utensílio que estava guardado, lave-o primeiro, antes de utilizar.
Guarde escovas de dentes em armários e procure higienizar guarda roupas sempre que possível, mantenha roupas que estão guardadas sempre limpas e evite guardar peças sujas, pois além de atrair insetos como baratas, também atrai traças.
Se você tem alguma dúvida do que fazer para evitar insetos dentro de casa ou em qualquer outro ambiente, confira nossos artigos, temos várias dicas que podem te auxiliar.
- 3 ótimos remédios caseiros para acabar com as moscas;
- Como acabar com as moscas dentro de casa?;
- Como acabar com as traças?;
- Como acabar com as baratas em casa?;
- Como acabar com formigas dentro de casa?;
- O perigo do uso incorreto de inseticidas comuns;
- A importância da Desinsetização no Verão.
Em caso de infestação de insetos, entre em contato conosco e agende uma visita gratuita.
Para conferir a matéria completa sobre o estudo acima, clique aqui.
*Foto reprodução: G1