É muito comum encontrar nas grandes cidades algumas espécies de aranhas que conseguiram se adaptar ao meio do ser humano.
Entre tantas espécies de aranhas em contato conosco, é comum surgir dúvidas em relação ao perigo que elas podem apresentar, como o caso de ter ou não veneno.
Em relação a aranha de jardim, uma das mais comuns no Brasil e outros países da América do Sul, essa dúvida é ainda mais frequente, mas qual é a aranha de jardim?!
A Aranha de Jardim
A aranha de jardim é conhecida de diversas formas diferentes, em alguns lugares ela é chamada de aranha de grama ou tarântula. Os machos dessa espécie podem medir de 3 a 5 centímetros e as fêmeas até 8 centímetros.
Dependendo da região, elas também podem apresentar cores diferentes, como marrom-claro, marrom-escuro e acinzentado.
O que difere melhor ela das outras espécies de aranhas é o desenho que possui no abdome, algo semelhante ao formato de uma seta na cor preta.
Essas aranhas recebem esse nome porque possuem o hábito de ficar nas gramas, jardins e praças, sempre em local baixo, e não costumam formar teias para pegar suas presas.
Ou seja, elas ficam 100% do tempo escondidas em meio as folhagens e na terra, onde fazem suas tocas com fios de seda e folhas secas.
Outro ponto interessante e que vale ser falado é que essa aranha tem muito medo do ser humano, então dificilmente ela ataca como outras espécies fazem. Na maioria das vezes ela tentará fugir da situação, atacando somente se sentir alguma ameaça.
Mas enfim, a aranha de jardim é ou não venenosa?!
Sim, a aranha de jardim é venenosa, mas seu veneno não causa grandes males ao ser humano e sua picada pode causar vermelhidão, dor forte e inchaço, mas nada mais grave do que isso.
Vale a pena ressaltar que em casos de pessoas alérgicas, a picada de uma aranha pode causar sintomas mais preocupantes, então não deixe de visitar um médico, e nesses casos é importante capturar a aranha e levá-la junto para que o hospital tenha conhecimento da espécie.
Por não se tratar de uma aranha perigosa, não existe a necessidade de matar as que estiverem no seu jardim, visto que elas auxiliam no controle de insetos, já que são predadoras de baratas, mosquitos, moscas e outros insetos.
Agora se forem muitas e estiverem entrando no imóvel, recomendamos que mantenha a dedetização em dia, dessa forma é possível evitar outros insetos que as atraem para o local e ao mesmo tempo, mantê-las afastadas do local.